Resenha: Asas

Título: Asas
Autora: Aprilynne Pike
Sinopse: Laurel foi encontrada na porta da casa de seus pais adotivos e sempre estudou com a mãe. Aos quinze anos, após se mudar para uma nova cidade e se matricular em uma escola, sua vida muda completamente. Para começar, desde sempre solitária, ela ganha um grupo de amigos e um admirador apaixonado, David. E isso será apenas o início. À primeira vista, Laurel é uma garota comum, com os problemas de qualquer adolescente. O que a diferencia, porém, é ter um segredo maravilhoso e perigoso: ela é uma fada e tem a missão de proteger o portal de Avalon.
Asas é o primeiro volume de uma série, se eu não me engano, escrita por Aprilynne. Devo dizer que a autora soube enlaçar muitas histórias para criar a de Laurel; sua criatividade foi testada nesse ponto e aprovada, já que a história é, sem dúvidas, original. Sem contar a narração impecável que o livro traz consigo.

Essa é a história de Laurel, assim como a sinopse conta, ela foi deixada dentro de uma cesta na porta da casa de seus pais. Ela possui hábitos alimentares estranhos e sempre estudou em casa, até que, devido a mudança de cidade, seus pais a matriculam no colégio. É aí que ela conhece David, em seu primeiro dia de aula, um cara legal, fera em biologia e bonito. Mas esses são apenas detalhes da vida de Laurel, já que em seus quinze anos, pétalas florescem em suas costas formando asas - Laurel é uma fada.

Assim como eu disse no primeiro parágrafo, a história é original e bem escrita - quando digo "bem escrita" me refiro à utilização de palavras, à facilidade de compreensão e bla... Mas o desenvolvimento deixa a desejar. Há uma impressão de "superficialidade", como se estivesse lendo um "resumão" - quero dizer, como se a autora estivesse contando a história por cima, sem aprofundar, explorar e desenvolver o suficiente. E também há a nossa protagonista: Laurel. De cara, gostei de Laurel por ser bem.. singela, digamos assim. Singela em seus hábitos, em seus atos e atitudes, com seu modo de ver o mundo. Ela é bem "perfeitinha" de um modo bom, mas apenas no início, pois, com o passar das páginas, ela perde a graça, se torna sem sal.

E então, fiquei entediada. Confesso que terminei de ler o livro apenas para não ficar com a dúvida "será que o livro ficaria bom?". Ainda assim, digo que não me arrependi de ter realizado essa leitura, foi bom conhecer essa história com um enredo original, mas mal desenvolvido, infelizmente - senti um "quê" de preguiça no modo em que a autora desenvolveu; foi o que matou o livro! Mas, essa sutileza no desenvolvimento trouxe um ponto positivo: sem repetição, ladainha e aquele tal de "encher linguiça" que algumas autoras insistem em fazer.

"Laurel hesitou e David chegou um pouco mais perto. “É o seu chamado,” ele disse
suavemente, “mas o que quer que você decida, eu te ajudarei.” Ele colocou uma mão suave
e quente atrás de seu pescoço e a respiração de Laurel ficou presa em sua garganta. “O que
quer que você precise, eu serei. Se você precisar de um gênio da ciência pra te dar respostas
de um livro, eu sou o seu cara; se você só precisa de um amigo pra sentar com você na aula
de biologia e te ajudar a se sentir melhor quando estiver triste, eu ainda sou o seu cara.”
Seu polegar devagar afagando o lóbulo de sua orelha e foi descendo até sua bochecha. "E se
você precisar de alguém pra te abraçar e te proteger de qualquer pessoa no mundo que
poderia querer te machucar, então eu sou definitivamente o seu cara." Seus olhos azuis
brilhantes perfuraram os dela e por um segundo ela não pôde respirar. “Mas tudo depende
de você”, ele sussurrou."
(quote, pg. não-sei-qual)

Fica aqui minha nota 2,5 (de 5) para o livro, que eu não recomendo com veemência, mas que não deixou nenhum vestígio de arrependimento por realizar essa leitura.
Até mais :)

Bianca

5 comentários:

  1. Ah eu achei fofinho o livro rs
    apesar de não curtir narração em terceira pessoa, justamente por passar uma impressão superficial dos personagens.
    Mas eu espero que o segundo volume melhore.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Ola tudo bem?
    Agora fiquei na duvida. Não sei se vou lê-lo ou não, mas a curiosidade persiste. quem sabe em um dia que não tiver outros na fila pra ler.
    Ótima resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Não sei porque, mas eu gosto de historias de fadas... O ruim é que tem poucos livros sobre esses seres ;/

    Parece um livro legal, as vezes é com um livro com personagens "superficiais" porque não fica uma leitura muito pesada ^-^. O livro agora está na minha "wishlist", obrigada pela dica *---*

    Gostei do blogger, já estou seguindo \o

    Bjs
    Empório das Tentativas

    ResponderExcluir
  4. Oii Bia!
    Obrigada *-*
    Heheh posso te dizer: o livro é muito bom mesmo!! Já estou quase acabando de lê-lo e hoje ou amanhã postarei a resenha =D

    Bjs


    prometo que depois volto para ler sua resenha, é que estou lendo o livro da parceira ;D


    toda-leitura.zip.net

    ResponderExcluir
  5. Oiiii :D
    Postei a resenha de "O Guardião e a Mortal - Livro 1" no meu blog!

    Bjs

    toda-leitura.zip.net

    ResponderExcluir

Ficamos feliz em vê-lo por aqui! Todos os comentários são moderados para que sempre receba uma resposta e também para evitar inconveniências :)