Resenha: Estilhaça-me

Oi, gente! Como está o fim de semana de vocês? Hoje vim trazer a vocês a resenha de um livro que todo mundo está falando e todo mundo está querendo, então: preparem-se! Rs.

Título: Estilhaça-me
Autor:
Tahereh Mafi
Sinopse:
Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro. (Fonte)

Normalmente, essa parte ficaria pro final, mas tenho algo a dizer: Quando não se é tão enjoado como eu, pode-se ter uma leitura agradável desse livro e até mesmo gostar da história. - Mas, eu sou o poço do enjôo e da crítica, então já era de se esperar tantas críticas. Não sei se quero avaliar este livro. Na verdade, acredito que eu daria 2/3, de 5, mas se você ainda não leu o livro, relaxe um pouco e curta a leitura, sério! Rs. Eu, apesar de todas as críticas, levei a leitura numa boa, façam isso também e aproveitem, hehe.

Bom, a história todos já sabem, não é mesmo? Juliette tem o toque fatal e poderoso, está presa a 264 dias e, consequentemente, não fala com ninguém ou toca ninguém há todo esse tempo. Bom, isso muda até que, por bom comportamento, ela ganha um companheiro de cela - Adam. Já perdi as contas de quantas coisas boas li sobre esse livro. Resenhas recheadas de opiniões positivas. E tcharã... Não gostei. Digo que fiquei louca por esse livro, louca, pirada, maluca por vontade de realizar essa leitura. Não minto, devorei o livro - foi coisa de uma tarde e uma manhã. Mas, ainda que eu tenha criado algumas expectativas em cima da história, não me senti decepcionada. Deixa que vou explicar o que me levou a ter essa opinião.

A narração é estupenda! É tudo tão poético que faz parecer que todos os pensamentos de Juliette são bonitos, juro. Carrega metáforas e pedaços de poesia... E Tahereh Mafi impõe os pensamentos e sentimentos de Juliette da melhor forma possível que ela poderia ter escrito para fornecer aos leitores uma boa leitura.

Mas a história... Ah! O desenvolvimento! Os personagens! Não sei por onde começar... Vou começar logo pelo desenvolvimento, passo para a história e depois vamos aos personagens, que tal?

O desenvolvimento é terrível. Gosh, eu não gostei. É um livro que a leitura flui rapida e naturalmente, gente, não é uma narração lenta, mas é tão rápido de ler que parece... vago. Parece que a história se desenvolve apenas superficialmente, vocês conseguem entender o que eu quero dizer? O desenvolvimento não foi tão bem trabalhado quanto a narração. A terrível sensação de que algo estava ficando pra trás foi uma péssima companhia até o fim do livro. Eu preferi entender que a sua intenção com Estilhaça-me foi fazer deste livro uma introdução à triologia - mas a introdução tinha que ser tão... introdução?! Me pareceu que o livro não tinha tanto conteúdo, estava mais preenchido com os devaneios da personagem principal do que com qualquer outra coisa.

A história tem tudo tudo pra ser boa, mas deixa a desejar por causa do desenvolvimento. O livro parece não se desenrolar pelo fato de.. não estar enrolado (?) - vamos dizer assim, mas Bianca, explica o que é que você quer dizer com isso! Explico sim. Para uma trama como essa, nós temos: o poder de Juliette, uma garota que ficou presa por tanto tempo, um novo companheiro de cela com vários segredos, O Reestabelecimento, Warner - o chefe psicopata do Reestabelecimento, que já já falarei mais sobre ele -, temos o mundo que está caindo aos pedaços, e além disso, algo que aparece no fim. São muitas informações e isso é tão bom. Mas, parece que a autora não foi muito feliz em entrelaçá-las, é como se ela apenas nos apresentasse tudo isso e... aí acaba o livro. Bom, como eu disse no parágrafo anterior... Tão introdução!

Agora é a vez dos personagens. Mal caracterizados e mal construídos. Quando o Warner apareceu, eu pensei: ELE É UM PSICOPATA, CARAMBA, AGORA SIM!!! Empolgação desnecessária. Chateada. O companheiro de cela de Juliette, Adam, trouxe algumas histórias. E Juliette... tão previsível, coitadinha. Ok, posso assumir que ela me surpreendeu apenas uma vez. Temos Kenji também! Sinto que foi o único que trouxe uma história recheada, ainda que superficial, trouxe algumas informações legais consigo.

Apesar de tudo isso... Acho que leria a sequência só para confirmar minha teoria de que esse livro seria apenas a introdução para os próximos volumes.

É isso, até mais,
Bianca.

Bianca

13 comentários:

  1. Consigo entender o seu ponto de vista, também devorei o livro e me decepcionei um bocado. Não tanto com o desenvolvimento, esse eu até engoli, mas aquele final... putz, acabou comigo. Ficou uma coisa tão forçada, tão X-men. E olha que eu adooro X-Men! Mas concordo com você no quesito narrativa, adorei os elementos que a autora usou.

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi bem forçado o finalzinho mesmo né?! Acho que a autora quis "preparar o terreno" pros próximos livros, mas ela não foi tão feliz assim, poderia ter sigo algo bem mais trabalhado, na vdd. O fim foi bem inesperado, hehe.

      Que bom que vc entende e concorda um tiquinho, beijinho!!

      Excluir
  2. Oi! Não li o livro, e também não sinto muita vontade... Já li muitas resenhas desse livro, na maioria positivas...
    Eu critico quase todo livro, até nas coisas mais simples!
    Beijos

    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me sinto melhor sabendo que você também tem isso de criticar quase todo o livro, hahaha!

      Beijosss!

      Excluir
  3. Oi! Não li o livro, e também não sinto muita vontade... Já li muitas resenhas desse livro, na maioria positivas...
    Eu critico quase todo livro, até nas coisas mais simples!
    Beijos

    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  4. Chocada com sua resenha D: haushu' Eu amei o livro, devorei ele, não achei superficial nem nada, é intenso na maior parte do tempo, e é uma introdução a trilogia né... Mas enfim, é sua opinião :} rs

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, a nossa opinião depende muito muito da visão que usamos durante a leitura! Como eu tive uma visão mais crítica, eu enxerguei vários aspectos que poderiam ter sido melhores, mas, provavelmente, você levou mais na esportiva a leitura, mais na diversão, né? Então gostou! Super entendo que você tenha gostado, dependendo do olhar o livro é realmente agradável!! ;)

      Beijos!

      Excluir
  5. Ai meu Deus, primeira vez que ouço/leio coisas negativas a respeito dele! E já nem quero mais ler! uahauhauhauhau

    Primeiro pelo desenvolvimento, odeio livros assim, que nem conseguem ser emocionantes porque a história é rápida demais. Exemplos típicos disso são O Leitor e O Menino do Pijama Listrado. Esse último eu até gostei bastante, e acho que talvez por isso queria que o livro tivesse mais umas 200 paginas kkkkk

    Excelente sua resenha! ^^

    Estou te seguindo! =]

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que nem eu tinha lido nenhuma crítica pra valer desse livro? Me senti extraterrestre, hahahah. É tão chato quando o desenvolvimento deixa MUITO a desejar né? Acaba com o encanto que o livro carrega :(

      Beijos e obrigada por seguir! Seja super bem-vinda!

      Excluir
  6. Só fui gostar de Estilhaça-me mais pro final. E o personagem que mais gostei, acredite, foi o Warner.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  7. A sua resenha ficou ótima, adoro o jeito como você escreve, adorei a sinceridade. Essa é uma das primeiras resenhas negativas que vejo deste livro, e meio que perdi o interessa nele agora haha, principalmente porque não gosto de personagens mal caracterizados e mal construídos.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, obrigada, primeiramente! Bom, apesar da minha resenha ter sido negativa, leia! Não perca a oportunidade de realizar essa leitura, na verdade. É uma ótima experiência dar de cara com uma narração como a dela! É realmente uma super pena que os personagens não sejam bem construídos e caracterizados!! :(

      Beijos

      Excluir

Ficamos feliz em vê-lo por aqui! Todos os comentários são moderados para que sempre receba uma resposta e também para evitar inconveniências :)