Resenha: Os Escolhidos (The 100)


Os Escolhidos foi escrito pela Kass Morgan e lançado aqui no Brasil pela Galera Record. Já ouviu da série de TV The 100, da CW? Então! A série de TV é baseada na série de livros. Há um tempo já pensava em ler o livro e assistir a série. Como meu espírito de leitora é mais fiel que o de telespectadora, eu li antes de assistir o piloto. Ah, gente, mas eu tenho muito o que dizer de ambos.

Nós somos apresentados a vários personagens dentre os cem escolhidos para explorar a Terra depois de cem anos. Os nossos personagens principais e responsáveis pelos pontos de vistas da narração são: Clarke, Wells, Bellamy e Glass. Todos eles são delinquentes e estavam na prisão. Para poder falar destes personagens, precisamos antes focar na história da Colônia. A Colônia é uma nave que abriga os humanos sobreviventes e estes são conhecidos como arcadianos. Se eu esperava alguma igualdade nessa sociedade criada, que ingenuidade da minha parte, viu? Nós temos classes, divididas entre Phoenix (a "capital" da colônia, onde estão aqueles que ocupam os lugares mais altos e os cargos mais importantes da socidade), Arcadia e Walden - ambas são tipo a periferia, sabe? Aqueles que são trabalhadores e vivem em escassez, já que Phoenix deve receber prioridade quanto a mantimentos, água e etc -,  mesmo que eles estejam no espaço e tenham sobrevivido da mesma forma. E essa é, para mim, uma das sacadas do livro já que estar no espaço não interfere em nada no preconceito entre as diferenças de classes.

Há várias regras para manter a ordem, desde ter um filho sem autorização da nave como a regra mais clara e seguida sem objeções na Colônia: aquele que comete um crime, seja qual for, é executado; caso o sujeito seja menor de idade, estará condenado a prisão até o seu aniversário de 18 anos, onde terá seu rejulgamento. Mas há algum tempo, muitos jovens não são perdoados em seus rejulgamentos. E este fato não só está interligado diretamente e indiretamente a nossos personagens mas também colabora quanto a ida a Terra. Então, deixa eu falar deles.

Apesar da história ser equilibrada entre os personagens e suas histórias e importância terem pesos semelhantes, podemos distinguir a Clarke como a personagem principal. Ela é de Phoenix (quero dizer, rica que não passa fome ou necessidades como os waldenitas), filha dos dois mais brilhantes cientistas dentro da Colônia e está estudando medicina, preparando-se para ser uma grande médica até que eventos a levam a ocupar uma cela do Confinamento e causa a execução de seus pais. Ela namora Wells, o filho do Chanceler, também de Phoenix, seu pai ocupa o cargo mais alto da sociedade e tem a última palavra sobre tudo. Completamente apaixonado por Clarke e por carregar uma grande culpa pela morte de seus pais e pela prisão da menina, ao ficar sabendo da ida à Terra, comete um crime para acompanhar e proteger a garota que ama. Fofo, né? Então. Não. Ele está disposto a ser um dos cem escolhidos mas é filho do Chanceler - então, precisa cometer um crime grande e o mais público possível para que seja o suficiente para ir para o Confinamento. A raça humana pode estar em perigo com tamanha vontade e coragem de Wells em proteger a garota que ama.

Glass é a melhor amiga de Wells, moradora de Phoenix e minha personagem preferida em todo o livro. Ela namorava um waldenita, Luke, que está na carreira militar mas não faz dele alguém com grande valor na sociedade. A garota também cometera um crime, que antes de levá-la a prisão é o grande motivo do término de seu relacionamento com Luke, e esteve no Confinamento, sendo mais uma entre os cem. Ela é a responsável pelo ponto de vista de dentro da Colônia, uma vez que fugiu da nave minutos antes de descer até a Terra. Ela precisa aprender a viver como fugitiva na nave e buscar ajuda onde jamais imaginou que buscaria - seu ex, Luke, que por um acaso está namorando com outra garota. Sua fuga foi possível graças a Bellamy. Bellamy não cometeu um crime mas a sua mãe sim - Bellamy é o único na nave que tem uma irmã, Octavia. A mãe conseguiu esconder a gravidez e a existência da menina por anos. Até que Octavia foi descoberta e presa por (até onde Bellamy sabe) roubar comida para seus amigos pobres e famintos. Ela está entre os cem escolhidos mas Bellamy, assim como Wells, não só estava disposto como atirou no Chanceler a fim de convencer a todos em descer a Terra e proteger sua irmãzinha.

Tô tentando falar pouco, mas não é possível. Essa é uma história tão complexa e bem construída que sempre parece que detalhes estão faltando. Os personagens são bem construídos, ainda que seja bem difícil desvendá-los e só o fazemos com o passar do tempo e com a aparição de flashbacks. Ninguém ali é santo e todos fizeram algo para estar ali - mesmo que inconscientemente, sem intenção, ou com a melhor das intenções. Até mesmo a inocente Octavia tem bons motivos para estar ali. Por terem gênios fortes, por serem quem são (cof cof Wells, filho do Chanceler, cof cof) e até por viverem realidades diferentes, eles batem de frente em algumas questões, custam a entrosar e tomarem decisões como um conjunto. Por um problema na decida da nave, muitos são feridos e Clarke é encarregada de cuidar deles - mas muita coisa, como medicamentos, sumiu na queda da nave. Thalia, a melhor amiga de Clarke, está entre os feridos e lutando pela vida. Muito acontece a partir de tais complicações e são fundamentais para o desenvolvimento da trama.

Kass Morgan nos apresenta tudo no tempo certo, sem pressa ou ansiedade. Tem segredos que são guardados até estarmos prontos para recebê-los. Como eu já disse, a história é bem complexa. Tudo está, de alguma forma, interligado. O que pensávamos ser pequeno, é na verdade algo grande. E alguns personagens que criamos um apreço nos decepcionam ao revelar do que realmente são capazes (indiretinha para dois personagens he-he). A exploração da Terra é convincente e Kass não desliza em momento algum quanto aos perigos da Terra, tornando tudo mais real e deixa aquele ar de "isso realmente poderia acontecer algum dia". Não só ficando na Terra, temos conhecimento de como as coisas andam na nave pelo ponto de vista de Glass e de acordo com o passar dos dias, as coisas só vão piorando. Mas não se engane: as coisas não pioram para Phoenix, pioram para as áreas pobres da nave. Para mim, mais que a destruição da Terra ou algo do tipo, a sociedade criada foi a sacada do livro e que me fez criar um apreço por Os Escolhidos.


Nós temos sim o romance. Parece que agora romance é obrigatório. Para minha infelicidade, nós temos é um triângulo amoroso - eu tenho um desgosto tão grande por triângulos amorosos que quando eu posso, eu corro mas dessa vez não tive avisos prévios e pelo bem da leitura tive que aguentar. O relacionamento entre Clarke e Wells é difícil graças a acontecimentos do passado de ambos - acontecimentos que acarretaram na prisão da menina e morte de seus pais, né, galera? Tem razão de ser conturbado mesmo. E se alguma vez eu pensei que Wells fez o que fez por bom coração, pelo bem de Clarke e que merecia ser perdoado, nada pode perdoá-lo pelo crime que o colocou entre os cem. Não consigo superar, gente! Entre desentendimentos dos ex-namorados, podemos ver Bellamy e Clarke criando um relacionamento sincero e até bonitinho, se formos parar para pensar. Confesso que eu queria a Clarke com o Wells, mas ele perdeu meu coração pelas suas atitudes e Bellamy parece o certo para ocupar essa vaga.

Não encontrei nada que eu pudesse achar desnecessário para a história; pelo contrário, todos os acontecimentos foram bem colocados e são importantes para a trama. No fim, temos um gancho gigantesco para o próximo livro. Mas o que me atrai para o segundo volume (26 Days, sem data confirmada para lançamento) não é a última frase do livro, são acontecimentos anteriores à isso - relacionados diretamente à Wells, Glass e à vida na nave. A leitura foi tão boa que li em uma "sentada" só e o livro acabou sendo curtinho para mim - então, está recomendado.

Esse post ficou maior do que eu esperava e eu ainda pretendia falar da série, mas tive uma ideia melhor. Deixarei para um outro post dedicado exclusivamente para tagarelar sobre a relação série de TV e série de livros.

Os Escolhidos, Kass Morgan
The 100 #1

Sinopse: "Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida."


Bianca

3 comentários:

  1. Foi uma ótima leitura para mim também. A curiosidade para com os outros livros é justamente o final desse primeiro e também as outras histórias individuais de cada personagem como você bem disse. Gostei muito da resenha ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não tinha ligado muito p esse livro, mas eu li um outro que tem alguns aspectos parecidos e eu adorei. Então lendo essa resenha vi que esse ai tem tudo para me agradar tbm ;D

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quero começar a ler esse livro logo, estou bem curiosa!! Mas antes quero terminar umas séries de livros que estou lendo, mas assim que eu acabar alguns, esse livro será um dos primeiros que vou comprar *-*

    (Ah, também quero saber se a Bianca começou a assistir os filmes de Star Wars *-* hihi)

    http://minhafernweh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Ficamos feliz em vê-lo por aqui! Todos os comentários são moderados para que sempre receba uma resposta e também para evitar inconveniências :)