Resenha: Rosa & Túmulo


Título: Rosa & Túmulo - Série Sociedade Secreta
Autor:
Diana Peterfreund
Sinopse:
Amy Haskel é editora da revista literária da faculdade e acredita que logo será convocada para a sociedade secreta Pena & Tinta. Mas tudo muda quando ela se torna uma das primeiras garotas convidadas a integrar a Rosa & Túmulo, a sociedade secreta mais poderosa - e infame - do país. Amy vê sua vida virar do avesso depois que se transforma em uma Coveira (como são chamados os integrantes da Rosa & Túmulo) - não consegue estudar, se afasta dos amigos e está prestes a perder seu quase-namorado. E é só o começo. Em nome da sociedade, Amy deverá assumir a liderança de uma grande conspiração que envolve dinheiro e poder, e que tem (grandes) chances de destruir sua vida.(Fonte)
Admito que o título foi o que me fez ter interesse em realizar a leitura desse livro, e não me arrependi um segundo sequer. Achei a sinopse meio nada a ver, é meio um resumo muito vago e não tão promissora. Diante a sinopse, juro que não botei muita fé na história mas me surpreendi.

Assim como diz na sinopse, Amy é editora na revista literária da faculdade, onde abriga várias sociedades - secretas ou não. Ela espera ser convocada para a Pena & Tinta, mas se surpreende por ser convidada pela Rosa & Túmulo, uma antiga sociedade secreta com bastante influência e poder, além de ser composta, até aquele momento, apenas por homens. Amy, vulgo a Bugaboo, seu nome secreto, é uma das primeiras mulheres a fazer parte da sociedade. Depois de uma iniciação cabulosa, sua vida começa a mudar aos poucos - ela começa a descobrir tudo que há por trás dos Coveiros (assim chamados os integrantes da sociedade), privilégios e influências grandes o bastante para destruir sua carreira quando os patriarcas se rebelam contra a entrada de mulheres na sociedade.

Os personagens são tão bem construídos e caracterizados, reais e inteligentes, ainda mais por serem os melhores de uma faculdade que aceita apenas os melhores alunos. (Amor platônico por George, huh). Todos os diálogos são inteligentes, a autora propõe o sarcasmo e a ironia de uma forma esperta na história. O prólogo me fisgou de um jeito irremediável, juro que fiquei empolgadíssima e minhas expectativas não foram decepcionadas.

Amy Haskel, ou Bugaboo, narrando toda a história, conta como entrou e como evoluiu dentro da Rosa & Túmulo sendo uma das primeiras mulheres a fazer parte da sociedade. Confesso que vira e mexe me senti meio confusa porque, carammba, Amy fala demais! Uma das melhores partes do livro são as listinhas mentais que Amy faz diante as várias situações que ela se encontra.

"POSSIBILIDADES 

a) Eu havia sido convocada pela Rosa & Túmulo e portanto não devia contar nada a ninguém. 
b) Ou eu fora convocada ou fora enganada, e contar à Lydia significava que podia descobrir qual dos dois havia sido. 
c) Eu fora vítima de uma pegadinha e Lydia era membro da Rosa & Túmulo e estava apenas brincando comigo. 
d) Nenhuma das anteriores." (quote, pg. esqueci-qual-página-tirei-isso-e-tô-com-preguiça-de-procurar)

Diana criou uma história interessante com sociedades secretas que, da forma que foram abordadas na história, me fazem acreditar em suas existências. Vale ressaltar outro ponto interessante que me deparei no livro, que mais uma vez, foi a forma como a autora personificou os personagens. Fazendo juz a frase "as aparências enganam", ela nos faz lembrar o quanto não sabemos sobre as pessoas e mesmo assim julgamos - e até odiamos, como o caso de Amy odiar Clarissa e a relação delas se distorce até surgir uma irmandade (ops, spoiler).
Recomendo o livro por Diana trazer um enredo diferente e criativo que merece a nota 4 (de 5) - não consegui me conectar totalmente com a história, além de, como eu disse antes, me sentir confusa diante a tantos pensamentos de Amy.
Obrigada pelos comentários, pessoas! Beijos :)

Bianca

7 comentários:

  1. Não conhecia o livro, nem nunca tinha ouvido falar dele, mesmo você dizendo que Amy fala demais e que não conseguiu se conectar muito com a história, eu achei interessante. Sociedades secretas e a entrada da primeira mulher nela, fiquei imaginando o que acontece com Amy por causa disso, enfim, achei legal o livro, vou anotar na minha lista de desejados, com certeza *_*

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  2. Eu, assim como a Jeniffer, nunca tinha ouvido falar desse livro. o título não me chama muito atenção e a sinopse menos ainda, ams gostei da sua resenha e se eu tiver oportunidade vou dar uma chance!


    Beijokas,
    Gislaine
    {Atualizado: http://jeito-inedito.blogspot.com}
    Ah, seguindo aqui!! ;)

    ResponderExcluir
  3. Já tinha visto uma prévia quando o livro lançou, é a primeira resenha que leio, gostei bastante. '-'
    pretendo ler algum dia o~/
    beijos
    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar desse livro há algum tempo atrás, mas nunca me atraí por ele, a não ser pelo nome. Tudo o que tem "sociedade secreta" no nome me atrai, mas aí, como você disse, a sinopse não me agradou muito. Me pareceu um livro bem inteligente, e adoro protagonistas esperas, que falam demais e pensam muito, hehe!
    Se não me engano, é uma série, né?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Estou te convidando para participar do sorteio lá no meu blog, está super legal, imagina você sendo a ganhadora?! Bora participar: Clique aqui para participar e boa sorte :D

    Beijos,
    Sabrina
    Blog Sendo Diferente

    ResponderExcluir
  6. Conheci o livro pelo seu skoob Bibi, e confesso que fiquei super animada pra ler com a sua resenha. Com certeza entrou pra minha lista de quero ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi esse mesmo livro que eu comentei com você, lembra? Sobre a sociedade secreta e tudo mais... Deve entrar é pra sua lista de "vou ler", plmdds, Rê fatorial UAHUAHAUHAUHAUHA

      Bjks e obrigada pela visita!

      Excluir

Ficamos feliz em vê-lo por aqui! Todos os comentários são moderados para que sempre receba uma resposta e também para evitar inconveniências :)