Resenha: Predestinados

Predestinados, Josephine Angeline
★★★☆

Sinopse:
Helen Hamilton passou a vida inteira tentando disfarçar o fato de que é uma garota diferente, mas agora, aos dezesseis anos, isso está cada vez mais difícil. Não apenas por causa de sua força sobre-humana ou porque às vezes, sem motivo aparente, pessoas estranhas simplesmente a atacam, mas também porque ela teme que seu juízo esteja seriamente comprometido. Pesadelos recorrentes com uma estranha viagem pelo deserto e a visão de três mulheres derramando lágrimas de sangue a tem atormentado noite e dia. Ao mesmo tempo, um impulso inexplicável, incontrolável, passa a dominar seus pensamentos: Helen quer matar Lucas, um dos rapazes da glamorosa e misteriosa família Delos. À medida que descobre mais sobre sua verdadeira origem, ela percebe que a relação dos dois está submetida não só à sua vontade, mas a forças e tradições ancestrais. (Fonte)

Primeiramente, retirei a última parte da sinopse que dizia: "Predestinados é inspirado na Ilíada, de Homero. A feliz combinação de mitologia grega e romance faz com que o livro seja imediatamente comparado a Crepúsculo e Percy Jackson e os olimpianos." Imediatamente comparado a Percy Jackson... Que droga! Preciso falar mais alguma coisa?

Odeio ter que ficar contando o resumão da história e tal, mas aqui vai: Helen sempre foi a esquisitona; e aí chega uma nova, grande e feliz família (família Delos) na cidade com caras muito gatos; ela começa a ver três senhoras que choram sangue e passa a ter pesadelos bem reais que deixam vestígios ainda quando ela acorda; a primeira vez que ela vê um dos Delos, ela pula no pescoço dele tentando matá-lo (sinistro, não?) e bla.

Esse livro, simplesmente, tinha tudo para ser um dos meus preferidos, sério. Só que houveram alguns empecilhos, infelizmente, e eu estou me sentindo tentada a enumerá-los (mas não farei, seria muita sacanagem, hahahah). O livro é bem desenvolvido e a trama é quase bem amarrada. A mitologia grega é incrivelmente bem empregada no enredo e não, não tem como ser comparado a Percy Jackson. São obras completamente distintas. O modo como a autora soube encaixar as Fúrias, foi simplesmente genial! Só achei meio fraco quanto às explicações sobre a Descendência desses semideuses.

Os personagens são super bem construídos, cada um com suas próprias características e todos bem simpáticos. Helen é uma garota bem bonita, por pura inveja alheia sempre foi tratada como a esquisitona e por isso sempre tentava se esconder - só que ela é linda e não tem como desviar toda a atenção da beleza dela, pra sua infelicidade. Li em uma resenha que a garota achava esquisito ela ser bonita e se esconder de todos, envergonhada - mas eu entendo! Por mais bonita que ela fosse, ela sempre fora tratada como estranha e sendo bulinada por todo mundo; então, ela tenta não chamar tanta atenção pra não ser mais mal tratada ainda. Yeah, coitadinha. O único problema não é ela ser mega poderosa; a personagem não quer é aprender usar seus poderes. Patética!

Quanto aos outros personagens... Digamos que são os Cullen só que nomeados por Delos, ao invés de vampiros são semideuses e eles tem o mesmo sangue. Tem todo o lance dessa parte da família querer ser diferente do resto da Casa de Tebas - sobre essa tal Casa de Tebas, é o seguinte: há várias casas, famílias mesmo, dependendo do seu Descendente... há a Casa de Tebas, de Atreu e blabla. Pra entender mais sobre isso, tem que acompanhar a linha de raciocinio da mitologia empregada na estória! Ah claro, descendentes de casas distintas não podem ficar juntos (não me diga!! haha). Bom, continuando... E tem a parte que todos da família protegem uma guria. A única coisa que me fez relevar essa última semelhança é que em Crepúsculo eles protegem a Bella porque...  sei lá porque; e em Predestinados, ha-ha, não posso contar!! Mas é um motivo válido, garanto.

Me recuso a falar dos personagens masculinos. Simplesmente... me recuso. Yeah.

A trama é legal... estava bem boa até chegar ao final. O final se deu de uma forma que você fique pensando: Sério? Tá brincando com a minha cara que acontece isso? - Daquele modo que você fique ansiando pela continuação. Seria um final fantástico se fizesse sentido. Tem toda aquele desespero abrangendo todas as últimas páginas do livro, só que ficou muito mal explicado, muito esquisito, muito confuso. Seria genial se fizesse um pingo de sentido, repito!! O vilão ia ser O vilão, o final ia ser O final se não fosse tão "hã?". Foi surpreendente, nunca pensei que aconteceria aquilo e eu ficasse tão surpresa. Mas, acabei encontrando algumas falhas e evasões durante as cenas, que acabaram com a surpresa dando lugar ao desânimo - coisas que não deveriam estar ali, tipo, a autora viajou e fez certas coisas que não tiveram lógica devido a explicações anteriores. Não sei se vocês conseguem entender essa minha explicação esquisita, mas é assim que se sucede.

A palavra certeira para esse livro: Estranho. Não foi decepcionante, mas a autora deu muita bobeira naquele fim. Sabe quando o fim daquela trama tem um ponto alto? Bom, em Predestinados o fim é todo alto, não tem apenas um ponto alto. A criatividade da autora chegou ao ápice, me deixando surpresa mas ela construiu esse final de forma errada. Minha humilde opinião. Fica aí minha nota 3, de 5. :)

Até mais,
Bianca.

Bianca

10 comentários:

  1. Ah, eu já ouvi falar desse livro. Pessoalmente, não me interessa em nada. Não é meu gênero. Mas devo admitir que a capa é lindíssima. E quanto a finais... Odeio quando eles fazem isso. É meu trauma desde criança, com aqueles livrinhos de finais sem noção.
    Beijos.
    Amor, Ana.

    http://quemprecisaviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tinha pensado sobre os finais esquisitos dos livrinhos infantis. Acho que eu costumava a ler muita fábula e a moral acabava sendo o suficiente, hahahaha!!

      Bjks

      Excluir
  2. Oi Bianca, tudo bem flor?
    Bem, eu não posso negar que ri horrores com sua resenha, me que acabei entendo bem de mais algumas referencias kkkk, enfim, mas voltando ao que interessa, todas as resenhas do livro que li até hoje sempre falam que a estória é estranha, um pouca "hã" de mais e que o fim foi de matar de raiva todo mundo que leu. Espero que na sequencia melhore, mas ainda quero ler esse livro só pra tirar as minhas conclusões.
    Abraços flor e ótima resenha.
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me sinto bem palhaça ao fazer as pessoas rirem (palhaça em um sentido "adjetivo" hahaha). Como eu falei ali em um comentário, quem sabe a autora foi feliz na continuação, e não caiu no karma da continuação, huh?

      Bjks querida!

      Excluir
    2. Oi Bianaca, como você disse lá no blog que iria atrás da musica, tá aqui o link: http://www.youtube.com/watch?v=qNTDyu3XgJ0
      Gosto muito das musicas dele, e em especial do significado dessa, pq ele fala que é uma forma de amor não apenas entre um homem e uma mulher, é mais amplo, e a musica é uma prova de que você estará lá pela pessoa até o fim :)
      bjus flor e espero que goste do David ele tem uma voz linda , na minha humilde opinião rsrs

      Excluir
  3. Eu adoooorei Predestinados, li ano passado e viciei! HAHA
    Mas a semelhança com Crepúsculo é gritante, tb concordo — tanto que sempre falo para quem eu recomendo esse livro: se vc cansou/não gostou de Crepúsculo, talvez vc deva pular essa leitura.. hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levando em consideração todo o "geral" do livro, eu realmente gostei!! E quero ler a continuação, pra saber se a autora foi feliz ao escrevê-la, hahaha

      Bjk

      Excluir
  4. A analogia a crepúsculo me dá náuseas em relação ao que o livro possa apresentar, OMG! Mas não julguemos antes de ler, talvez me surpreenda... Mas confesso que estou assustada com a comparação crepúscula, hahaha. ótima resenha, como sempre :)
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando quiser, te empresto!! Quero saber o que você acha, hein? Pra podermos conversar sobre ele ;)

      Excluir
  5. "Predestinados" me parece uma história interessante, mas tem alguma coisa nele que não me agrada, não sei bem o que. Já li tanto Crepúsculo quanto Percy Jackson e sou apaixonada pelo último, mas 'semelhança com essas duas séries" ? sei não...

    Beijos

    ResponderExcluir

Ficamos feliz em vê-lo por aqui! Todos os comentários são moderados para que sempre receba uma resposta e também para evitar inconveniências :)