Resenha: Graceling


Título: Graceling - Sete Reinos
Autor: Kristin Cashore
Sinopse:
Em seu livro de estreia, Kristin Cashore leva os leitores para o incrível mundo dos sete reinos, onde vive Katsa, uma jovem guerreira que descobre ter uma habilidade extraordinária: o dom de matar. Combinando elementos de fantasia e romance, a autora retrata habilmente as descobertas e as angústias da garota, evitada e temida pelo seu dom. O livro alcançou a lista dos mais vendidos do The New York Times e recebeu diversos prêmios, entre eles o de livro do ano da prestigiada Publishers Weekly. A jovem guerreira Katsa tem olhos de cores diferentes: um azul e outro verde. Esta peculiaridade não ressalta apenas a beleza da jovem, mas também a marca de um verdadeiro graceling, alguém com um dom extraordinário. Alguns são excelentes nadadores, dançarinos, cozinheiros, matemáticos. Mas o dom de Katsa é diferente e único: ela possui a habilidade de lutar e matar. Por causa disto, é usada como assassina pelo cruel rei de Middluns, o seu próprio tio. Consumida pela culpa, Katsa cria o Conselho, uma confraria, a partir da qual passa a promover missões secretas para prevenir injustiças e lutar pela liberdade. Combinando elementos de fantasia e romance, Cashore retrata habilmente as crises, descobertas e angústias de Katsa. Evitada e temida pelo seu Dom, a jovem luta com questões de liberdade, verdade e lealdade enquanto tenta sair do domínio maligno de seu tio. Uma tarefa complicada para quem cresceu sem muitos amigos. A reviravolta na vida de Katsa começa quando conhece um misterioso jovem, durante uma missão de resgate orquestrada pelo Conselho. De volta para Middluns, Katsa descobre que Pó é o mais jovem dos herdeiros do reino de Lienid, neto do ancião que resgatou e também um Graceling. Diferentemente dos outros, Po não a teme e se mostra capaz de olhá-la nos olhos. E com o seu misterioso dom, parece ser o único capaz de enfrentar Katsa em combate. Juntos, os dois Graceling partem numa aventura para encontrar o responsável pelo sequestro do avô de Po e descobrem muito mais do que esperavam sobre seus dons, suas vidas e sobre o futuro de todos os 7 reinos. Com uma escrita elegante e personagens inesquecíveis, Kristin Cashore cria uma fantasia empolgante, uma aventura que desafia a própria morte, e uma belíssima história de amor. (Fonte)
Críticas são sempre normais vindas de mim, mas ainda não sei se encontrei algo para criticar nesse livro...  Esse livro passou a ser um dos meus favoritos assim que eu acabei a leitura. Ok, estou desde ontem procurando palavras para essa resenha, o que está sendo difícil para mim. Mas, bem, vamos lá..

 A história, antes de tudo, é envolvente. Você não sabe qual é o ponto em que a escritora trabalhará, qual o objetivo do livro, você só torce para Katsa se dar bem em seja-lá-o-que-ela-esteja-fazendo! Katsa, vive em Middluns, o reino de Randa, um dos Sete Reinos; Além de ser da realeza, seus olhos são um de cada cor, o que a identifica como uma agraciada - ela  nasceu, aparentemente, com o dom de matar. Quando ainda era pequena, com medo de seu primo, Katsa o mata com apenas um golpe.

 Katsa é diferente de todas as personagens de livros que já li, assim como Katniss (de Jogos Vorazes), se tornou uma das minhas favoritas. Corajosa, brava, desprovida de vaidade, forte e com uma reputação de amedrontar, ela é útil para seu tio, Randa, que a criou como um monstro. Cansada de fazer os trabalhos sujos para o rei, como quebrar braços, pernas, cortar dedos e por aí vai, ela cria o Conselho com mais alguns amigos - os poucos que não a temem. Em uma de suas missões do Conselho, as coisas parecem mudar para Katsa ao encontrar o príncipe Lienid, Po, também um agraciado com o dom da luta, que estava à procura de seu avô sequestrado - e resgatado por Katsa, alguns momentos antes daquele encontro.

Po ao ir para o reino de Randa à procura de pistas do sequestro de seu avô, conquista a amizade de Katsa. Então, querendo se livrar da exploração de seu tio, o rei, Katsa o enfrenta e sai com Po em uma viagem pelos Sete Reinos - Middluns, Lienid, Monsea, Estil, Sunder, Wester e Nander - a fim de ajudar Po sobre seu avô. Nessa viagem, ambos se encontram em seus dons, descobrindo-os por completo, além de descobrirem o quanto há por trás do sequestro (querido) avô Tealiff. Não posso deixar de comentar sobre Bittlerblue, a graciosa prima de Po, uma menina de cabelos longos e olhos cinzas que os acompanham durante o resto da trama.

Bom, agora chegou a hora de babar na história. Digo isso porque eu não consegui odiar nenhum personagem, nem mesmo o maquiavélico rei Leck, pai de Bitterblue. A escritora rompeu as minhas baixas expectativas com o livro, me surpreendendo não só com a sua escrita mas também como o desenvolvimento e o rumo que a história toma ao longo do livro. Eu esperava por Katsa e Po comprometidos em um noivado, mas nãããão! Foi bem nessa parte que Katsa me conquistou completamente, mesmo apaixonada ela não mudou um segundo sequer, não cedeu nada a ninguém. Não vi mudanças em Katsa durante todo o livro, mas a cada página ela transparecia mais força e coragem, juro!

Kristin escreveu o livro impecavelmente, usou as palavras certas, não deixou nenhum nó frouxo e desenvolveu o romance de um jeito natural. Nada pareceu forçado no livro. A única coisa que pode não agradar é o ritmo, que apesar de ser lento também é ágil. Katsa não é a personagem intocável ou pamonha o monstro que todos a descrevem. Po não é o príncipe mesquinho e muito menos o romantismo em pessoa. Bitterblue com seus dez anos de idade não é a frágil garotinha que parece ser e nem a princesinha do papai.
Recomendo o livro, sem dúvida alguma, com a nota 4,5 (de 5) pelo fato do rei Leck não ter feito mais maldades e me deixado mais aflita; e também por Katsa ter gritado com o rei Ror, pai de Po, lembrando que foi a única vez no livro que ela me passou raiva.
Beijos e me achem no Skoob. No próximo post, farei uma lista dos livros lidos em março e os que lerei em abril :)

Bianca

8 comentários:

  1. Deve ser bom mesmo.
    Já estou procurando outro livro pra ler quando eu terminar A Cabana.
    bjoos !!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, parece bom mesmo. Confesso que nunca tive o menor interesse no livro, a não ser para conseguir os marcadores porque acho lindos! hahahhahaha. Mas sua resenha me impressionou, gostei de como falou dos personagens. Mais um livro para me fazer passar fome, hahahaha. Adorei, to read list! *o*
    Beijones,


    Rachel Lima
    http://corujando.org

    ResponderExcluir
  3. Nunca li, mas parece muito bom!^^ Adorei teu blog flor, e também segui... Beijos, muore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente muito obrigada por ter passado por lá, adorei descobrir seu blog porque é realmente organizado e o layout é todo fofo, por isso mesmo já estou seguindo viu?

    E agora... adorei sua resenha. Tenho desejado muito ler esse livro, mas ainda não tinha parado pra ler uma resenha ;x e quando um livro se torna favorito de alguém com uma boa opinião, com certeza já será adicionado a minha wishlist.

    Ainda bem que a personagem não é pamonha pq eu odeio personagens que parecem que não querem nada com nada. UAHUAHAUHHUA

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  5. Não costumo gostar muito de histórias de guerreiros e reis, mas parece que esse livro tem bastante emoção também.
    Não conhecia o livro, mas gostei da sua resenha. Com seus comentários, principalmente os finais, tirei algumas conclusões sobre como pode ser o livro, e gostei :)

    Beijo
    http://semquerermeintrometer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, adorei a resenha! Aqui é muito lindo, omg! :O
    Beijos,
    http://delirios-degarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu pensei que o livro seria bem mais do que imaginei. Antes de ler, estava animada, quando o livro chegou, babei em tudo, quando comecei a ler... Comecei a me decepcionar.
    Mas acho que o ambiente em que a história passa não me ajudou bastante, afinal, não sou nem um pouco fã de histórias com o cenário medieval.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oii! Nossa, fiquei curiosíssima com esse livro! Espero ler em breve, porque fiquei realmente intrigada! Ah, te adicionei no Skoob, flor!

    Beijinhos,
    May ;*

    ResponderExcluir

Ficamos feliz em vê-lo por aqui! Todos os comentários são moderados para que sempre receba uma resposta e também para evitar inconveniências :)