Resenha: Com Louvor

Com Louvor, Cecily von Ziegesar
★★★☆
Sinopse: Shipley é sinônimo de boa moça. Nunca faz nada errado, tem uma boa relação com sua família e entrou para uma boa faculdade. Além de tudo, é linda, loura e, surpreendentemente, virgem. Decidida a se transformar, ela já chega ao campus da Dexter College com um maço de cigarros na bolsa, um chiclete na boca e na primeira noite conhece mais três calouros. De alguma maneira, eles acabam se um grupo nada homogêneo de amigos. Logo todos irão perceber que a faculdade é muito mais do que créditos e notas e que será preciso desrespeitar algumas regras para se divertir muito!

Assim, comprei esse livro como presente de natal da minha mãe (quero dizer, eu escolhi e ela pagou). E cá estou eu em dúvida se essa foi uma compra ruim. Porque? Ok, vamos lá.

Shipley é linda. Na verdade, é a guria mais bonita do Dexter College. Ela é rica e a garota boazinha dos pais. Há algum tempo, seu irmão entrou na Dexter e, digamos assim, não voltou mais. Seus pais não queriam, mas deixaram-a ingressar ali mesmo tendo passado em uma universidade da Ivy League. Ela chega ali na Dexter em sua Mercedes, com sua roupa passadinha, tentando pegar o hábito de fumar e mascando um chiclete - ela queria ser uma nova pessoa, deixar de ser a boa garota da família. Na orientação, ela conhece Tom, Eliza, Nick, Adam e Tragedy. Os seis foram um grupo inesperado de amigos.

A escrita da Cecily é bem limpa e simplesmente flui... O desenvolvimento do livro é bom, na verdade. Nada acontece rápido demais ou lento demais, é na medida certa. A mudança dos pontos de vista acontecia, mas o foco era na Shipley, principalmente. Adorei o modo como a autora coloca um quebra-cabeça ali e cada capítulo se torna uma peça. Ela trabalhou bem nessa parte do desenvolvimento onde nada poderia ser em vão.

Apesar dela ter sido feliz quanto a esses critérios, achei que as coisas ficaram meio "por cima". Não superficial ou rápidas, mas você não se apega ao personagem, nem fica com os nervos à flor da pele. É muito água com açúcar! Os personagens foram bem construídos, na verdade. Cada um ali com teu jeito, se descobrindo da sua forma e buscando os teus objetivos. Mas, a relação que a autora criou entre eles, a situação em que eles se encontram, poderia ter sido mais explorada. (Ou mais bem narrada?). Me senti meio alheia em algumas partes

Shipley não tem nada que nos faça nutrir uma implicância por ela. Não é entediante, mas também não é interessante. Só que algumas vezes as atitudes dela me deixou tipo: hã? Mas nada muito grave, só senti como se fosse um descaso da autora com o personagem. Eliza tem uns personagens fortes, não curti ela de começo, mas passei a gostar com o tempo - principalmente na parte que ela se torna um sex symbol de toda a Dexter, hahahah! Tom... ah! É o Tom. Ele é um mauricinho esportista que tem um talento para às belas artes. Ele é autêntico e meu. Venha cá, Tom <3 Nick é muita brisa da autora! Pra criar um personagem com tais pensamentos cheios de reflexão e maconha, tu tem que ser bem brisado!

Temos também Tragedy que só de pensar me faz resmungar. Não gostei nadica de nada dela. Muito forçada. Adam, eca de você também. Tenha um futuro belo pela frente, contando que não esteja mais no próximo livro, hehe. Patrick, irmão de Shipley, também é um personagem que marca muita presença no livro. Muito bad boy pro meu gosto, mas curto ele. Não volta atrás em suas atitudes e consegue, por fim, achar um rumo pra sua vida que estava perdida.

Todos os personagens tem atitudes idiotas. Próprias de adolescentes idiotas que acham que vão descobrir o mundo na faculdade. A autora mostrou muito bem esse lado da univerdade e dos personagens. Mas, o fim... por favor! Podia ter sido mais legal, né? Foi meio sem noção. A autora tentou dar uma emoção, uma ação, uma corridinha, mas nada que fosse legal o suficiente pra um desfecho.

Apesar de todas as críticas, o livro é bom. Recomendo. Talvez eu esteja em uma fase de leitura que esse livro não se encaixe. Quem sabe em outra ocasião eu possa gostar mais um tico da história?

Até mais,

Bianca

Um comentário:

  1. Brisa da autora, HAHAHHHAA sofri.

    Li a série Gossip Girl inteira da autora, e mais da metade de It Girl. Sim, todos os livros dela tem personagens adolescentes ricos/de família/atraentes e que fazem muita idiotice. Mas agora não sei se eu quero ler Com Louvor...

    Btw, Layout ficou gato.

    ResponderExcluir

Ficamos feliz em vê-lo por aqui! Todos os comentários são moderados para que sempre receba uma resposta e também para evitar inconveniências :)