Semana Maurício Gomyde: O Mundo de Vidro


O Mundo de Vidro, Maurício Gomyde
★★★
Sinopse: Até onde pode ir a paixão de uma pessoa por outra? Como, quando e por que começa? Até que ponto pode-se cometer alguma loucura para fazer parte da vida de alguém? Quais as consequências da paixão avassaladora incompreendida? Nesse seu primeiro e hilariante romance, Maurício Gomyde retrata o cotidiano de um cidadão normal como tantos que se vê por aí em qualquer canto, tentando responder estas aparentemente simples perguntas. Passeando com extrema facilidade tanto pela liguagem refinada e sutil quanto pela tosca, Maurício Gomyde nos brinda com um livro de leitura fácil e extremamente agradável. (Fonte)

  Desde que terminei a leitura desse livro venho pensando em como descrevê-lo. Bom, vamos lá... deixa eu ver se arrumo as palavras certas!

O Mundo de Vidro conta com dois personagens principais: ele e ela. Ela é linda, inteligente, esperta e dedicada. Ele tem sua rotina diária sem emoções, é desajeitado e tem como companhia apenas sua papagaia Horácio (qual é, ele pensava ser macho quando a nomeou!). Quando seus caminhos se cruzam, uma história singela e encantadora começa a nos enlaçar.

Primeiramente, preciso dizer que minhas risadas começaram logo no prefácio. Maurício é uma figura! Além disso, ele soube passar toda essa diversão para o livro que é, de cara, leve e divertido. Confesso que esse livro passou muito tempo dentro da minha bolsa porque eu simplesmente queria levá-lo para onde quer que eu fosse pra poder ler um pouquinho (mas só um pouquinho, eu queria aproveitar a história o máximo possível!). Até que um dia, fui acompanhar meu avô no médico e não consegui não finalizar a leitura. Eu só queria saber de mais e mais!

A narração é simples, mas cheia de detalhes, e flui facilmente. O autor não deixa nenhuma linha solta e não nos dá nenhuma informação que seja desnecessária. Acho que essa é uma das principais características do Maurício: ele não coloca nada que seja desnenecessário; venho aprendendo isso desde O Rosto que Precede o Sonho!

O desenvolvimento é tão bom! Nada é muito rápido ou lento demais... Tudo tem seu tempo certo. Desde o meio do livro comecei a apostar em um final. Eu pensava: "ai meu Deus, isso vai dar a maior treta!" e quando finalmente cheguei ao fim... até imaginei o autor rindo da minha cara ("há, vai mais! Pensou que eu ia fazer um fim previsível né? Te peguei!").  Os personagens são super super bem construídos. Ao longo da leitura, é perceptível a mudança dos personagens... Mas de uma forma boa. Eles mudam conforme vão tomando lições da vida.

Teve momentos em que eu não conseguia segurar a gargalhada. Ria tão alto que minha irmã veio perguntar se eu tava ficando louca já que estava rindo pro livro! É um livro super recomendado! Principalmente se você quer ter uma leitura mais leve e divertida.

Bianca

8 comentários:

  1. Oi Bianca, tudo bem flor?
    Estou adorando as postagens da semana Maurício Gomyde. Ainda não conheço nenhum livro do autor, mas pelas resenhas estou cada dia mais encantada por ele, mesmo sem ter lido. Esse livro com certeza vai entrar pra minha lista. Preciso ler mais autores nacionais esse ano.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Eu tô bem, e você, como vai?
      Que bom que você está gostando! Legal saber que essa semana pro autor serviu como uma oportunidade pra você conhecer o trabalho dele!
      Também estou aderindo essa meta de ler mais livros nacionais!
      Bjksss

      Excluir
  2. Sempre vi e ouvi falar muito do Mauricio, mas nunca tive a oportunidade de ler algo. Quem sabe esse ano né? Feliz ano novo Bianquinha, tudo de bom para 2013. Ah, te indiquei pra um meme lá do blog http://realidadeinventada.com.br/meme-7-coisas-que/

    Beijocas ♥

    ResponderExcluir
  3. HAHAHA, meu namorado também não entende como eu consigo rir ou chorar com um livro, mas isso é tão normal pra mim! Os livros do Mauricio são assim, tããão gostosos de ler, a gente se envolve nos personagens, e não, não tem nada sobrando nem faltando, é tudo na medida certa. Ele é um escritor e tanto, adoro os livros dele. O meu preferido é O rosto que precede o sonho, espero que você goste também, se for ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Gente, nunca tinha ouvido falar desse autor ou desse livro. Já amei a capa e o que você escreveu! Vou procurar o livro, gostei.
    Sou dessa tbm que economiza a leitura qdo tá muito boa... boba, né? rs

    ResponderExcluir
  5. Olá querida, obrigada pela visita. Aproveite sim para ler e ver se gosta. Eu adoro livros teen, o problema são esses que tem uma escrita boba e superficial neh. Deixa de ser real.. hehe Depois me conta o que achou.

    Adorei seu blog, a resenha está ótima. Não conhecia esse autor nem o livro, fiquei bem interessada em lê-lo. Valeu a dica.

    Bjs, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  6. Amo leituras leves e divertidas, gosto de me sentir leve enquanto leio, sem aquela coisa pesada e cansativa. Já anotei aqui na minha lista =]~
    http://valeu-a-pena-esperar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada do autor, mas morro de vontade, falam tão bem dos livros dele *-*
    Meus pais também perguntam se eu estou doida quando fico rindo enquanto leio hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir

Ficamos feliz em vê-lo por aqui! Todos os comentários são moderados para que sempre receba uma resposta e também para evitar inconveniências :)