Resenha: Legend

Legend, Marie Lu
Legend #1
★★
Sinopse: Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.
 Sabe aquela frase totalmente batida que diz: "caminhos diferentes se cruzam". Seja caminho, mundo, vida, enfim... Me refiro a tudo que seja oposto que acaba se cruzando, batendo de frente, se envolvendo. Day e June seguem nesse tal caminho oposto. Devo dizer que não esperava n-a-d-a desse livro e acabei me surpreendendo completamente (acho que já ouvi essa história... Seria com Starters?).

Nunca consigo explicar muito bem o enredo, mas vou tentar. Caso vocês não confiem muito nos meus resumos, recorram a sinopse, recomendo muito, hehe. Com apenas 15 anos, Day é o criminoso mais procurado do país e, diga-se de passagem, o mais periogoso - apesar de seus crimes não serem exatamente crimes, já que ele sempre está em prol dos indefesos e nunca matou alguém. Após a morte de seu pai, sua família é apenas sua mãe, John, seu irmão mais velho, e Éden, seu irmão mais novo. Ah, espera, ele tecnicamente não faz parte dessa família já que foi dado como morto. Ele é meio que inalcançável. Seus golpes nunca falham e, acredite em mim, ele nunca é pego. Nunca chegou perto de ser pego. Até que a praga que está avançando pelo país, ataca seu irmãozinho e ele se vê obrigado a obter o antídoto para Éden. Na sua cena de fuga, o Comandante Metias chega perto de alcançá-lo, mas é detido por uma faca que Day lançou em sua direção. Metias é encontrado morto. June, irmã do falecido Metias, é a agente mais nova da República. Um prodígio. Astuta, inteligente, incomparável. Admira a habilidade do criminoso Day, até que o mesmo supostamente mata seu irmão. Em busca de vingança, June sai em busca do assassino.

Apresentei a vocês a introdução. Nada mais pode ser revelado! A distopia de Legend não é tão forte, digamos assim, quanto em outros livros. É bem mais fraca. Confesso que me senti mais confortável com esse detalhe. Se você imagina que esse é mais um livro distópico onde a República é a vilã e tal, sua imaginação está bem limitada! Legend é bem mais que isso. É pura ação e sagacidade. Você acaba de terminar a leitura de uma cena  de ação, e pensa que finalmente vai poder descansar. Não, você não vai poder descansar. A próxima cena é de ação também.

Marie construiu dois personagens cativantes. June entrou para minha lista de heroínas fodásticas e Day para minha lista de heróis que eu quero casar. Poderia ser surreal a inteligência de ambos, mas é algo totalmente cabível. A autora soube encaixar muito bem essa qualidade nos personagens sem que pareça exagero. Certas vezes, me perguntei: tem certeza que esses personagens tem só quinze anos? Sério?Acho que já falei bastante de ambos na introdução, sem querer. E temos a Tess também, ela é melhor amiga de Day e é um amor. Cautelosa e cuidadosa. Sabe fazer um curativo como ninguém!

A trama é bem completa e os fatos bem entrelaçados. Nada é desnecessário ou atoa. Tive a sensação de que a autora nunca colocou tal cena ali só para tampar uma brecha. O desenvolvimento é ótimo. Não é lento e nem rápido. O enredo é bem desenrolado.

Só senti que o romance esteve na dosagem errada, um pouco a mais. Achei que Marie deveria ter diminuido o romance, mas nada que seja realmente um incômodo. Mas, assim como eu disse bem no comecinho, June e Day seguem caminhos totalmente opostos. June lutando pela República e Day contra. Eles não são opostos de personalidade de forma que se completam. Mas eles se entendem. É daquele jeito que: ou eles se dão mal, ou ele se dão bem. Nada de meio termo.

Ah, não sei, gente. Tive uma leitura tão gostosa desse livro que nem sei mais o que dizer. Temo que a resenha fique incompleta por isso. Preciso dizer que está recomendadíssimo? Pois está.

Até mais!

Bianca

4 comentários:

  1. Sua resenha ficou muito boa, Bianca.
    Legend é um livro que quero ler faz muito tempo, mas nunca surgiu a oportunidade.
    Todo mundo fala bem desse livro, vou procurar pra comprar.
    Beijos,

    Gustavo Valim
    Jantando Livros
    http://jantandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá blog parceiro!
    O SrLovely estará mudando de endereço. (=
    O novo endereço do blog será "marimendes.blog.br".
    No caso, estarei enviando o novo button.
    Obrigado por ser parceiro (=

    Abraços,
    Mari.

    fb.com/mendesmariane
    @marimendesr

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bianca! Uau, tenho que correr atrás desse livro para ontem, sua resenha me passou toda ansiedade de vontade de conferir o livro o mais rápido possível. Não sabia que era tão profundo e agitado o enredo, o problema é ter paciência para esperar o segundo...

    beijos

    Philip Rangel
    www.entrandonumafria.com.br
    Entrando Numa Fria

    ResponderExcluir
  4. Oiii..
    Ah! Finalmente posso comentar (é que meu blog anterior não era nenhum dos possíveis para comentar, rs).
    Adorei a resenha. Ultimamente tenho devorado livros. NHAC! E adorei este.

    *Gostaria de fazer parceria.
    Espero sua resposta.
    Beijos

    http://luizando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Ficamos feliz em vê-lo por aqui! Todos os comentários são moderados para que sempre receba uma resposta e também para evitar inconveniências :)