Resenha: Anjo Mecânico (As Peças Infernais #1)



Título: Anjo Mecânico, da série As Peças Infernais;
Autor:
Cassandra Clare;
Sinopse:
Anjo mecânico apresenta o mundo que deu origem à série Os Instrumentos Mortais, sucesso de Cassandra Claire. Nesse primeiro volume, que se passa na Londres vitoriana, a protagonista Tessa Gray conhece o mundo dos Caçadores de Sombras quando precisa se mudar de Nova York para a Inglaterra depois da morte da tia. Quando chega para encontrar o irmão Nathaniel, seu único parente vivo, ela descobrirá que é dona de um poder que capaz de despertar uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das forças do submundo. (Fonte)
 Anjo Mecânico foi lançado recentemente, pela Galera Record, é o primeiro volume da série As Peças Infernais, escrita por Cassanda Clare - a mesma autora de Os Instrumentos Mortais -, e confesso que não estava tão animada e disposta a realizar essa leitura. Bom, ainda bem que me deu a louca e eu resolvi ler.

Assim como os livros da série Os Instrumentos Mortais, Anjo Mecânico nos traz mais uma história sobre Caçadores de Sombra e Habitantes do Submundo. Já comecei pendendo pro caminho da comparação, é difícil não comparar as duas séries quando compartilham, além do mesmo assunto, a mesma autora. Ainda com dois fortes aspectos em comum, cada uma trilha um caminho completamente diferente da outra, e me arrisco a dizer, - ok, risca isso, eu corrijo: eu afirmo com toda a certeza do mundo, sem me arriscar a contradições - que imaginação e genialidade de Cassandra Clare não tem limite.

A primeira frase do livro indicava a data que a cena estava ocorrendo e foi aí que eu fiquei completamente louca. "Londres, abril de 1878" - dizia a primeira frase. Eu sou paranóica por cenários de séculos passados, nada me encanta mais que todo esse ar antigo, histórico, medieval - vocês conseguem me entender? No momento, esqueci a palavra que deveria ser dita. Achei incrível a Londres nublada, gélida, de tanto requinte, vestidos longos e até chapéus. Ainda mais por se passar por esse século, a autora nos traz a história dos antecedentes dos personagens de Os Instrumentos Mortais - é abordado o fato das mulheres caçadoras de sombras não serem em grande quantia por um leve pesado, digamos, "preconceito" e ainda (SPOILER! Se você não leu Os Instrumentos Mortais, pelo menos, até o terceiro e pretende ler, pule a próxima frase e parta para o próximo parágrafo) nos apresenta de onde vem tanto sarcasmo de Jace, apresentado como Will, é meio inevitável relacioná-los, além da linhagem, mas pela personalidade semelhante. (Fim de SPOILER!)

Gentxeee, que livro incrível. A narração de Cassandra ainda é impecável, com toda aquela onda de mistérios, perguntas abertas e ganchos a continuação. Por conhecer tão bem sua escrita, sei que todas as pontas serão amarradas no fim. Ela soube criar, mais uma vez, um ótimo enredo e desenvolvimento. A autora se superou - o que aconteceu é que a história está recheada de ação. Ação, ação, ação e ação. É muito movimento, é muita tensão, é muito suspense, parece que tudo acontece de uma hora pra outra e quando você pensa que não tem mais nada pra acontecer, tcharã... Lá vem a tia Cassandra tirar seus pés do chão e abaixar seu queixo.

Bom, e algo que eu não poderia deixar de comentar é o dom de Tessa. Tessa pode ter seu corpo transformado em qualquer outro, desde que esteja com um pertence da pessoa escolhida, e continuar com sua alma. É um detalhe diferente que a personagem carrega, é intrigante, na verdade. Ninguém nunca ouviu falar de algo assim, ainda mais quando acontece de Tessa transformar-se em um corpo morto, ela tomar consciência dos últimos fios e momentos de vida que o corpo carregava.

"Tessa a observou, pertubada e perplexa. Como ela não pôde ter visto antes? Como ela pôde ter sido tão cega? Quão estranho é ter o poder de literalmente se transformar em outras pessoas, e ainda assim ser tão incapaz de se colocar no lugar delas."

Não tenho nada a dizer para esse livro além de incrível, impecável, inimaginável, surpreendente e, recentemente, um dos meus prefediletos - é uma mistura das palavras "preferido" e "predileto", a qual direciono apenas quando é realmente merecedor, rsrs. É altamente recomendado por minha pessoa.

Até mais,
Bianca.

Bianca

7 comentários:

  1. Não tenho a menor curiosidade em ler algo da escritora, talvez por ser tão conhecida...
    Ótima resenha!

    Beijos
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  2. Com certeza não é a primeira blogueira a elogiar Cassandra e a esse livro! Quero ler a série Instrumentos Imortais e também essa, Gosh, preciso ter essa experiência de ler esses livros *O*

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li CDO, mas tenho todos *-* É que preciso fechar os 723612836 de séries que comecei antes de começar mais ;P
    Mas enfim, já não é a primeira pessoa que vejo afirmando que Cassandra se superou nesse volume. Como não sei bulhufas da história, é difícil dizer, mas fiquei mega curiosa com o poder da Tessa.

    Beijitos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog Bianca. Cada vez mais fico encantanda com os alunos e alunas do IFG Campus Anápolis. Tenho me encontrado com vocês (amigas blogueiras). Você conhece o blog da Ruama do 1º ano de Secretaria Escolar? Vale a pena...Já seguindo seu blog. Obrigada por seguir o meu. Beijinhos,
    Cláudia Helena
    Blogger www.imaginandoeducacao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei adorei, poxa vida, ainda to em Cidade das Cinzas mas já quero Anjo Mecânico, eu também adoro esses cenários antigos, ainda mais os do seculo passado, vitorianos. Me lembra Sherlock Holmes, Edgar Allan Poe entre outros.
    Essa Cassandra Clare, vai ser foda assim la longe, já sou muito fã dela, nossa não vejo a hora de saber o que ela irá nos proporcionar com as "Peças Infernais" e a nova trilogia dos "Instrumentos Mortais".

    ResponderExcluir
  6. Confesso que estou com Anjo Mecânico encostado aqui na minha estante há alguns meses e aquela euforia inicial para ler tinha passado um pouco, mas sua resenha fez tudo voltar. Li os três primeiros volumes da série dos Instrumentos Mortais e amei, então acho que Anjo Mecânico pode ser muito bom também, afinal, Cassandra é ótima, né? Também gosto muito de cenários de época, é tudo mais glamuroso. Acho que vou dar uma chance a Anjo Mecânico nessas férias ainda.

    Beijos
    http://trouxesteachave.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Ficamos feliz em vê-lo por aqui! Todos os comentários são moderados para que sempre receba uma resposta e também para evitar inconveniências :)