Resenha: Half-Blood

Half-Blood, Jennifer L.Armentrout
A Covenant Novel #1

★★★★☆

Sinopse:
Os Hematoi descendem da união de deuses e mortais, e os filhos de dois Hematoi - puro-sangues - tem poderes divinos. Os filhos de um Hematoi e mortais... bom, nem tanto. Os meio-sangues tem duas opções: tornar-se um Sentinela treinado para lutar e matar Daimons ou se tornar servo nas casas dos puros. Alexandria, de dezessete anos, prefere arriscar sua vida lutando do que lavando banheiros, mas ela ainda pode acabar assim de qualquer forma. Existem algumas severas regras que os estudantes de Covenant precisam seguir. Alex tem alguns problemas com tudo isso, especialmente com a regra número um: Relações entre puros e meio-sangues são proibidas. Infelizmente, ela está se apaixonando pelo puro-sangue Aiden. Mas, seu sentimento por Aiden não é o seu maior problema - continuar viva tempo o suficiente para se formar no Covenant e se tornar uma Sentinela é. Se ela falhar neste dever, ela terá um futuro pior que a morte ou a servidão: será tranformada em uma Daimon e será caçada por Aiden. E isso seria uma droga. (Essa é uma tradução livre da sinopse, já que não temos em português, hahaha. Mas, pra quem quiser na língua original: fonte).
 Bom, o livro nos traz a seguinte trama: Alexandria morava na ilha da Divindade, um lugar seguro de Daimons (demônios, yeah), onde apenas os puros e meio-sangues moravam, e era treinada para lutar e matar em Covenant. Até que sua mãe dá a louca, arruma suas coisas e pica a mula com a filha (traduzindo: ela foge carregando Alex, hahaha). Quando sua mãe é morta por um Daimon e Alex é mordida por um (os Daimons mordem para sugar todo o sangue do meio-sangue até chegar ao éter e bla), ela finalmente é resgatada pelos Sentinelas Aiden e Kain de Covenant. Muitas coisas mudaram enquanto ela esteve fora em sua vida de fugitiva, como por exemplo: seu tio está na direção de Covenant (se eu não me engano) e Lucian, seu padastro, agora é Ministro. Devido a essa infeliz coincidência, Alex tem de se desdobrar durante todo o verão para estar treinada a altura dos alunos para voltar às aulas no outono. Mas, claro, esse não é seu maior problema.

Comecei a ler esse livro só por curiosidade pra conhecer a escrita da autora e descobrir se era o meu tipo de leitura - a descoberta foi tão arrebatadora que eu não consegui desgrudar mais do livro, só parei para dormir quando estava na página 200. A primeira coisa que me conquistou foi a personagem: Alex é determinada, durona, sarcástica e boa de briga. Não, não é mais uma personagem clichê. A autora criou uma personagem irreverente - eu não errei a palavra! Irreverência é o termo exato para descrever Alexandria.

"Ignorei a dor em meus quadris enquanto corria pelo chão. Eu ia conseguir — tinha que conseguir. Eu ficaria super-puta na outra vida se morresse virgem neste buraco de merda."
A narração é em primeira pessoa e dessa forma nos mostra toda a rudeza e delicadeza que lutam dentro da personagem. A construção dos personagens foi feita muito bem. E eu amei Aiden. Fiquei encantada, enfeitiçada e tudo mais. O cara é misterioso, mas de um jeito legal - porque olha, odeio aqueles caras que pagam de misteriosos com segredinhos patéticos, yeah. Ele é instigante, não costuma ter alguma expressão em sua face, o que é o melhor, porque com o passar das páginas você começa a conhecê-lo bem o suficiente para entender o que ele sente mesmo quando ele não transparece seu sentimento. Não sei, é uma coisa louca, mas é assim mesmo que eu me senti. Caleb é um melhor amigo babaca! Digo isso porque ele é um fiel escudeiro da Alex, ou seja.. babaca de cubrir uma garota tão encrenqueira como ela.

A trama é muito bem emoldurada, desenvolvida e amarrada. Há grandes surpresas (yeaaah, mais de uma!) que nós nem imaginamos no começo e descobrimos apenas ao decorrer da história. Não tem só aquele grande gancho que aborda o conflito interno da personagem sobre quem é (refiro-me aos sentimentos e toda aquela descoberta de quem sou eu e bla), mas também sobre quem ela será (agora eu não me refiro a sentimentos, he-he) e seus conflitos familiares. Como se não bastasse, há os conflitos que ocorrem em Covenant tanto interior quanto exteriormente da ilha. Achei tudo bem legal e bem desenvolvido. Há mistérios fortes e leves, mistérios que misturam-se entre a vida pessoal dela que muda tudo dentro da personagem e mistérios que acarretam a mudança de todo o cenário da história, todo Covenant e ilha.

Estive totalmente animada e envolvida pelo livro até a noite passada, e nessa manhã quando conversei com a Juliana sobre esse livro, ela me contou que os fãs de Vampire Academy (Richelle Mead) confirmam Half-Blood ser uma total cópia da série VA. Desanimei na hora, quando ela me contou o enredo dessa série e eu percebi muitas semelhanças. Não confirmo nenhuma cópia, claro. E como não li Vampire Academy, darei o crédito para Half-Blood, avaliando-o em 4/5 (menos um pontinho graças a esse empecilho de suposta cópia).

Recomendo pra quem gosta mais de tramas que envolvem lutas e prefere um mistério mais leve (ainda assim loucos e de tirar o fôlego e que não deixa a desejar). Personagens fortes, bem criados, com seus dramas distintos é o que pode ser encontrado em Half-Bloog. Além da série ser divertidíssma graças ao sarcasmo irreverente (repito a eterna descrição de Alex) da personagem principal. E claro, pra quem gosta principalmente de mitologia grega! <3

Bianca

10 comentários:

  1. Me interessei pelo livro, mas não ao ponto de comprar sabe? Tipo, gostei da resenha e só. Mas aí chego no último parágrafo e você me diz que é bom para quem gosta de "tramas que envolvem lutas, mistério, personagens fortes, sarcasmo e mitologia grega" Me pergunto se você sabia que viria conhecer seu blog e quis me seduzir, USAUSUA, você citou tudo que gosto em um livro, hahahahha.
    Procurarei saber mais sobre o livro e também sobre essa história de cópia.
    Adoorei!
    Beijo, tô seguindoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!! Hahaha, ri bastante com seu comentário. Pode crer que eu sabia siiim que você conheceria meu blog! IHSADIHAS Procura sim, adorei a leitura, como você pode perceber ;)

      Bjkss e obrigada :)

      Excluir
  2. Oi, adorei a capa do livro.
    Eu ainda não o conhecia, mas pela sua resenha fiquei com bastante vontade de lê-lo. Gosto de livros que abordam esses pontos e contextos. A imaginação junto faz uma história maior ainda.^^

    Eu ainda não li a outra série, então não sei sobre as suas semelhanças. É uma pena se for somente uma cópia.

    BJs
    MauMau
    http://www.sonhosresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, babado esse da cópia, hahahahaha. Adoro fofocas. Enfim, eu nunca li VA, nem quis, mas esse me chamou muito atenção, principalmente porque eu adoro sarcasmo e mocinhas-não-tão-mocinhas-assim que dão uma surra nos vilões. Éa revolta feminina, baby!
    Beijos.
    Amor, Ana.
    P.S.: Adorei seu blog, é uma graça, estou seguindo.

    http://quemprecisaviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, me sinto mais atraída por Half-Blood que VA! Prefiro mil vezes tramas que envolvem mitologia grega (<3) que vampiros, yeah! Hahahaha, realmente, é a revolta feminina - tenho uma quedinha por leituras que são totamlente o reflexo da revolta feminina, yeah!!

      Obrigada, querida. Bjksss!! :)

      Excluir
  4. Oi!
    Não me senti atraído por esse livro. A capa não é interessante. E a história em si, não parece ser muito boa. Acredito que eu não gostaria.
    Mas gostei da sua opinião.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. HAHAHA euri ok.

    Então, mesmo com toda a ladainha do plágio, Juliana está aqui para dizer que ainda está interessada em ler Half-Blood. Sou uma sucker total por mitologia e protagonistas irreverentes :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiiiim! Totalmente siiim! Leia mesmo, se você relevar esse mimimi de plágio, sei que você vai gostar :)

      Excluir
  6. Adorei a resenha e ja li Daimon e Half-Blood, estou lendo Pure.... e historia da cópia que você falou, é de toda a hst de VA mesmo? ate que o Aiden vai virar um Daimon e depois voltar a ser um puro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oizinho, Jéssica. Séeeeeeeerio? Ah, é tão difícil encontrar alguém que já leu. Não sei, na verdade, não cheguei a ler VA. Só ouvi comentários por aí sobre as semelhanças e comentei na resenha, hehe :c

      Beijocas!

      Excluir

Ficamos feliz em vê-lo por aqui! Todos os comentários são moderados para que sempre receba uma resposta e também para evitar inconveniências :)