Resenha: A Culpa é das Estrelas

A Culpa é das Estrelas, John Green
Sinopse: Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas. (Fonte)

"[...] e nunca Shakespeare esteve tão equivocado como quando fez Cássio declarar: “A culpa, meu caro Bruto, não é das nossas estrelas / Mas de nós mesmos.”

A Culpa é das Estrelas conta a história de Hazel Grace, uma adolescente de dezesseis anos que batalha desde os 13 anos contra um câncer terminal, limitada por seus pulmões frágeis e carrinho de oxigênio. Mas que encara o câncer de uma forma tão diferente, ela tem consciência da sua situação e não fica o tempo todo se martirizando de porque raios têm câncer.

Vencida pela insistência de sua mãe, acaba participando de um grupo de apoio, onde conhece Augustus Waters - Um belo rapaz de 17 anos que teve câncer e perdeu uma perna devido isso – Adorei Augustus pelo seu jeito encantador, inteligente e por possuir um humor irresistível e principalmente pela sua metáfora que carrega sobre o cigarro:

"Eles não matam se você não acender – disse ele quando mamãe parou junto ao meio-fio. – E eu nunca acendi nenhum. É uma metáfora. Tipo: você coloca a coisa que mata entre os dentes, mas não dá a ela o poder de completar o serviço."

A partir daí a história ganha um novo rumo, você vai se envolvendo com os diálogos super inteligentes e engraçados entre Hazel e Augustus, o que faz com que torcemos e apaixonemos por eles. O livro não é apenas uma história triste sobre câncer, ele carrega com si várias metáforas e reflexões sobre muitas coisas, e que te faz pensar por um bom tempo.

“Não dá para escolher se você vai ou não vai se ferir neste mundo, meu velho, mas é possível escolher quem vai feri-lo. Eu aceito as minhas escolhas"

Há Peter Van Houten escritor do livro favorito de Hazel "Uma aflição Imperial" (livro fictício) que é muito citado por ela, e faz a relação entre Augustus e ela crescer ainda mais e envolver em uma aventura em busca de respostas que o livro não deixa explícito.

Fiquei com um pé atrás com o livro, mas não me arrependi totalmente. Não foi um dos melhores que li, mas me marcou bastante. E mesmo sabendo que o acontecerá; não que seja tão previsível assim, você continua lendo, pois a narração é tão leve e flui de uma maneira tão agradável, e faz você refletir tanto sobre a vida, morte e amor. E faz te compreender que a morte é inevitável e poderemos ou não ficar gravados na memória daqueles que amamos.

"Parecia que tinha sido, tipo há uma eternidade, como se tivéssemos vivido uma breve, mas infinita eternidade. Alguns infinitos são maiores que outros."

Wanessa.

Bianca

7 comentários:

  1. Concordo com sua opinião quanto ao livro. E você sabe que eu gostei dos quotes, né?! IHASDIHASD Mas, sei lá.. acho que o livro não tem nada muito "especial" além de Augustus, yeah. É um livro sobre jovens com câncer, é emocionante, te faz chorar, mas não tem nada de mais...
    E a narração de Hazel é meio, huh, fraca.
    Mas ainda assim, gosto do livro - não a ponto de ser um dos meus prefediletos!!

    Bjks Nessinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente são lindos os quotes, hahah. O livro não tem nada que te deixa boquiaberta mesmo, mas ainda assim tem algo que nos cativa, talvez seja a relação entre Hazel e Augustus, não sei bem. Mas faz com que não odiamos a história.

      Excluir
  2. Amei. E triste livros que os personagens estao doentes, mas isso da um 'Q' a mais na historia. Pretendo ler o livro e você escreve muito bem. Parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim! Como dito anteriormente não há nada de tão especial, mas não significa que seja uma perca de tempo lê-lo. Obrigada pelo elogio, e volte sempre!

      Beeijos

      Excluir
  3. Que lindas as suas últimas frases sobre o livro. Eu acredito que ele nos faz ver a vidas de uma forma diferente, ver que somos vulneráveis. Eu não tive nenhum ponto negativo sobre o livro, e chego a dizer que foi o melhor que já li. E sim, é um livro que nos deixa pensando por muito tempo.
    Linda resenha. Eu amei os quotes, principalmente o primeiro, que eu também coloquei na minha resenha e tenho como imagem na minha área de trabalho, haha! =D

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Sim, é um livro que te faz questionar sobre muitas coisas, como a vida passa rápido e como estamos a mercê dela. Acho que nem precisamos comentar sobre os quotes, são todos lindíssimos. Muito obrigada pelas palavras, e é sempre um honra tê-la compartilhando suas opiniões conosco.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Ficamos feliz em vê-lo por aqui! Todos os comentários são moderados para que sempre receba uma resposta e também para evitar inconveniências :)