Resenha: A garota do outro lado da rua

A garota do outro lado da rua, Lycia Barros
★★★★★
Sinopse: Enzo é um menino intelectual e aplicado nos estudos que não se importa em ser ridicularizado pela maioria dos colegas de turma. Ao lado de seu amigo Leandro, entra e sai do colégio com uma vida monótona e sem grandes emoções. Entretanto, há alguém que sempre balança a serenidade de Enzo: Rafaela, sua vizinha de frente, por quem Enzo é apaixonado desde a infância e é sua colega de turma. Porém, linda e popular entre os estudantes, Rafaela não se dá conta da sua existência até que um dia, em uma excursão do colégio, ambos se perdem juntos na mata. Rafaela e Enzo começarão a se conhecer melhor e perceberão o quanto estavam enganados a respeito um do outro. Mas será que esse conhecimento resultará em uma grande amizade? Será que o amor de Enzo sobreviverá além das aparências? Afinal, quem é verdadeiramente a garota do outro lado da rua? (Fonte)
 A garota do outro lado da rua, escrito pela Lycia Barros, conta a estória de Enzo e sua paixonite por Rafaela, sua vizinha. Ele é um cara inteligente, gentil, paciente, e apaixonado, claro. Ele nutre essa paixão por sua vizinha e colega de classe desde que se entende por gente (lê-se: desde sempre, praticamente) mas a paixão não é correspondida. Enzo e Rafaela são opostos um do outro, o típico nerd e a típica garota popular. Quando se perdem na Floresta da Tijuca, surge a oportunidade inesperada deles conviverem por alguns dias e se conhecerem melhor.

A primeira parte do livro é narrada por Enzo e a segunda por Rafaela. A narração é fácil; quando você se dá conta já está quase terminando a leitura do livro. É bem rapidinho de ler e a escrita não deixa buracos na estória, assim como nada que acontece é desnecessário.

A construção dos personagens foi feita de forma impecável e a autora fez um ótimo trabalho nisso. Tomei uma simpatia gigante por Enzo logo nas primeiras páginas, e é impossível não gostar dele da mesma forma que é totalmente possível odiar Rafaela. Os outros personagens que aparecem poucas vezes não passam despercebidos.

A trama é bem desenvolvida e Lycia nos traz um assunto batido mas que não deixa de estar por aí. Ela nos mostra o que, muitas vezes, está estampado na nossa cara (e, às vezes, até em nós mesmos!) e como isso pode ser prejudicial. Rafaela é a garota que se importa com o que os outros pensam sobre tudo; acredita que sua imagem tem de ser a melhor possível - e quanto mais longe de nerds, melhor. Mas, isso não é abordado de forma infantil e sim da melhor forma para que possa mostrar a futilidade que a personagem esbanja. E como esse "defeito" pode ter conserto mas descartamos a oportunidade de melhorar.

A obra de Lycia Barros me pareceu completa, por isso a avaliação em 5. Recomendo a leitura para quem gosta de algo mais tranquilo. O livro é mais "teen", como descrito na própria capa, e trata mais sobre adolescência, seus conflitos e as descobertas. Sem contar que é uma verdadeira aula de escoteiro esse livro, rsrs. Vale a pena realizar essa leitura.

Até mais,
Bianca.

Bianca

4 comentários:

  1. Oi Bianca!
    Adorei a postagem!

    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Apesar do livro ser teen, já faz um tempo que estou com vontade de ler por, justamente, tratar dessa questão de mudança, de problemas adolescentes e de que, como você comentou, às vezes as coisas estão na nossa frente, mas a gente não enxerga. Adorei seu post, aumentou minha vontade de ler o livro.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Vi a capa deste esses dias e me interessei, agora estou mais curiosa pra ler! :)
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Hm, tive uma grande decepção com livros teen com a péssima Garota Replay. Mas quem sabe quando o trauma passar eu não dê uma olhada?
    Beijos.
    Amor, Ana.

    http://quemprecisaviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Ficamos feliz em vê-lo por aqui! Todos os comentários são moderados para que sempre receba uma resposta e também para evitar inconveniências :)