Resenha:@mor

@mor, Daniel Glattauer ★★
Sinopse:Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura. (fonte)

Um e-mail enviado errado, um homem ainda superando um término de um relacionamento, e uma mulher feliz em seu casamento. É o que nos é apresentado no livro @mor, abordando com destreza o tema de relacionamentos virtuais.

Ligados pelo acaso Emmi e Leo aos poucos vão engrenando uma relação de amor, amizade, cumplicidade, mistério, enfim.. Tão gostosa de se ler, que juro que me deu uma vontade de mandar e-mails aleatórios para ver se encontrava um Leo Leike em minha vida. Com o tempo vai ficando inevitável o desejo de se encontrarem pessoalmente, mas o medo de decepcionarem, de não ser a mesma coisa depois, acaba adiando esse encontro.

A construção dos protagonistas não poderia ser melhor, temos Emmi uma mulher dinâmica, sarcástica, inteligente, que tem tudo o que uma mulher deseja, um casamento estável com um marido que a ama e confia. E do outro lado da tela do computador, encontra-se Leo um homem misterioso, culto, espirituoso, que acaba de sair de um relacionamento. O livro é apenas composto por e-mails, que são tão envolventes que faz com que não desgrude do livro até que o termine.

É interessante o questionamento que o livro nos traz, será que realmente podemos construir um relacionamento em apenas palavras, sem contato físico? Sem falar sobre a tecnologia, que ao mesmo tempo em que ela pode ser perigosa, algumas vezes pode proporcionar situações assim, que pode acontecer com qualquer um. É um dos pontos que mais chama a atenção do leitor, sem falar da narração que é tão leve e engraçada, que quando vemos já terminamos o livro, e ficamos desesperados pela a continuação. A princípio não sabia que o livro tinha continuação, quando faltava apenas duas páginas para o fim, fui ficando apreensiva até que me toquei que havia uma continuação. O desfecho é super agoniante, no qual faz com que fiquemos desejando o próximo volume.

Não poderia deixar de avalia-lo em 5, que na minha opinião foi completa, narração clara, construção dos personagens e sem falar do tema contemporâneo e de questionamentos que te faz pensar involuntariamente.

Até mais,
Wanessa.



Unknown

5 comentários:

  1. Que bom que o livro teve 5 estrelas, eu achei merecidas também, o enredo é bem diferente, irreverente e me envolvi tanto durante a leitura, os personagens são mesmo bem construídos e aquele final? Preciso dessa continuação!

    Beijos ;}
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  2. Estava com vontade de ler esse livro apenas pela capa, e agora, após ler sua resenha e o post até a página 100, fiquei morrendo de vontade de comprar! Me arrependi de não ter visto antes, pois estava em dúvida entre alguns livros para comprar e acabei deixando esse de lado :/
    Mas amei a história, me deu muita vontade de ler!
    Beijos, Carol
    Thousand Worlds

    ResponderExcluir
  3. Oi Wanessa, tudo bem?
    Gostei muito da sua resenha e acada nova que leio fico com mais vontade de ler esse livro, como batizei carinhosamente, emaiolar rsrs. Ele parece ser irresistível.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  4. não me interessei pelo livro quando descobri o tema

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Tô louco por esse livro. Ele parece de fato ter uma narrativa interessante e eu só li elogios sobre ele.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir

Ficamos feliz em vê-lo por aqui! Todos os comentários são moderados para que sempre receba uma resposta e também para evitar inconveniências :)