Resenha: Feita de Fumaça e Osso

Feita de Fumaça e Osso, Laini Taylor
Daugther of Smoke and Bone #1

★★★
Sinopse: Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu.Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo.O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito. (Fonte)
Eu estou tentando assimilar tudo que eu li faz mais de um dia. Feita de Fumaça e Osso é uma obra muito muito bem feita (muito mesmo!).  A autora foi muito feliz ao criar essa história.

É meio complicado explicar todo o mundo de Karou, uma garota de cabelos azuis criada por quimeras. Toda a estória se passa em Praga, uma cidade histórica. Karou é uma artista, adora desenhar e carrega seu caderno pra cima e pra baixo, cheios de desenhos de monstros - que são, na verdade, sua família. Ela sempre está envolvida com as tarefas de Brimstone, o Mercador de Desejos, que paga a ela com scuppies - desejos. Essas tarefas se baseiam em recolher dentes nos quatro cantos do mundo. Certo dia, marcas negras começam a surgir nos portais que Karou usa para "viajar" em suas missões.

A personagem Karou é incrível. Muito bem construída, na verdade. Ela é destemida e, tcharã, não é nenhum pouco dramática. Ela é uma guria cheia de vida, sagaz e feroz. Ela não tem aquele nhe-nhe-nhe de "não me sinto bem em meu corpo" ou "oh, não sei quem sou eu... o que eu posso fazer e bla". Karou é humana. Ela não tem super poderes, na na na. Mas ainda assim, ela é poderosa. A vivacidade da personagem é o poder dela, acredito eu.

Não dá para falar muito dos conflitos internos da personagem sem acabar soltando alguma chave da estória. A melhor parte do livro mesmo é ir descobrindo aos poucos o quê cargas d'água está se passando ali. A autora é louca. Ela viajou em várias coisas. Mas, viajou de uma ótima forma! São coisas que você para e pensa: OMG. Eu nunca NUNCA pensaria nisso. Laini Taylor é criativa de uma forma insuportável, hahahaha. A narração dela é sutil, confortável e fluida. O desenvolvimento do livro é impecável, sem evasões e tudo muito bem amarrado.

É o livro que te deixa de boca aberta por muitos dias! É tão bem escrito, pensado, desenvolvido!! *cry* É completamente misterioso. Sério... Mas não é aquele mistério desconfortável (eu me sinto tão mal com mistérios, é uma agonia só de pensar). É instigante, é confortável de se descobrir - vocês conseguem entender?! É uma coisa de ficar em choque.

O romance é evidente desde o aparecimento de Akiva, mas também é um mistério (droga de autora que gosta de um mistério, gente!). A relação de Akiva e Karou é desenvolvido em cima de algo que não é apresentado ao leitor logo de cara; ainda assim, é algo sólido, a essência do romance é tão bruta que quase chega a ser palpável.

Não sei se a resenha ficou boa tanto quanto deveria, já que esse é um livro e tanto, mas aqui fica espelhada toda a minha surpresa quanto a trama. Não sei mais quais palavras usar para descrever o livro... Tsc tsc.

Bianca

4 comentários:

  1. Ótima resenha, adorei.
    Conseguiu relatar a história e sua experiência ao lê-lo na medida certa.
    Tenho tanta coisa pra eu fazer mas não consigo largá-lo. kkk
    Realmente é um livro e tanto, MUITO bom.
    Bjoos!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bianca, tudo bem flor?
    Nossa, eu vi esse livro no blog da Angélica (http://pensamentotangencial.blogspot.com.br/) que ela tinha comprado esse livro, e eu fiquei curiosa, mas depois dessas sua resenha eu percebi que eu preciso urgentemente ler esse livro!!! Adorei sua resenha, me deixou super curiosa, preciso conferir.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  3. HAHAHA.
    Falei que a Laini Taylor era louquíssima. Super viaja nos livros dela.
    Não tem como nao ficar de boca aberta com as revelações. Agra resta ficar ansiosa pra po** até o segundo livro D:

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha ficou super sincera pelo que pude perceber, e isso faz toda a diferença em suas resenhas docinhoo! Tô com muita vontade de ler esse livro desde que vi essa capa, que é linda e me seduziu, haha. Saber que a autora é louca só aumenta minha vontade de ler, acho que posso esperar muitas surpresas, hihi. E adorei saber que a personagem não é dramática, viva la vida por isso (urrul o/)!
    E muito obrigada por ter usado a expressão "o quê cargas d'água" em sua resenha, tava tentando lembrar dessa desde ontem, só que não lembrava por nada e já tava agoniada, haha. Thanks!
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Ficamos feliz em vê-lo por aqui! Todos os comentários são moderados para que sempre receba uma resposta e também para evitar inconveniências :)