Resenha: Um Porto Seguro

Um Porto Seguro, Nicholas Sparks
★★★★☆
Sinopse: Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio. (fonte)


"Mas eu realmente acredito que, embora o amor possa nos ferir, ele também seja capaz de curar"
Leiam a resenha, ela faz um resumão da história. Leram? Ok, o livro segue a história de Katie a partir de sua chegada em Southport com muitas descrições de sua rotina. Até mais ou menos metade do livro não acontece nada de: Wow. Ela dar início a uma amizade com Jo, sua vizinha psicóloga, que irá ser a primeira pessoa que se abrirá um pouco e assim teremos alguma noção do que realmente a assombra a ponto de lhe fazer morar em um lugar afastado sem contato com ninguém.

Alex perdeu sua mulher à dois anos e segue sua vida pacata com sua loja de conveniência, cuidando de seus filhos: Josh e kristen. O relacionamento com Katie demora a engatar, uma vez que ela é super fechada, mas com a aproximação de sua filha Kristen, vai surgindo algo a mais entre eles; nada de amor a primeira a vista aqui! Com o relacionamento ficando mais sério, Katie acaba confiando o segredo de seu passado para Alex.

Se antes a história estava chata, contada em terceira pessoa com as perspectivas de Alex e Katie, agora a história passa a ser muito interessante. Com flashbacks de sua vida anteriormente, mostrando o por que que ela veio parar em Southport. E há a entrada de um personagem, que irá movimentar a trama, trazendo consigo suspense, drama e vários detalhes da vida de Katie que nos fazer perder o fôlego e nos encher de indignação.

E no final tem uma surpresinha, que até agora me deixou pensando e.. Poxa, como eu não percebi isso antes?! Confesso que não sou muito fã dos romances de Nicholas Sparks, mas gostei dessa história, a narração não é tão ágil, mas eu gostei das descrições e da construção dos personagens e principalmente da história, ele soube explorar bem e amarrar todas as pontas soltas. E estou me segurando para não soltar spoilers.

Obs. 1: A capa não tem nada a ver com os personagens do livro (eu detesto isso, argh!) primeiro que a protagonista não tem o cabelo grande assim, e segundo eu imagino o Alex mais bonito!
Obs. 2: O livro será adaptado para aos cinemas e estreará esse ano.
Obs.3: Resenha feita especialmente para minha amiga Amandha K. que me presenteou com esse livro. Espero que tenha gostado da resenha!
Até mais,

Unknown

2 comentários:

  1. Ola Wanessa, tudo bem
    Eu estou com uma ressaca de Nicholas, mas depois de ler sua resenha fiquei até curiosa com relação a sua resenha, em especial porquê o romance não foi "amor a primeira vista". foi algo mais gradativo.
    ótima resenha,
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  2. Oie Nessa
    dos livros do Nick, acho que este é o que mais me chama atenção, alem do livro A escolha. Faz tempo que não leio um romance dele, e espero voltar a ativa com este.
    ótima resenha
    bjos

    ResponderExcluir

Ficamos feliz em vê-lo por aqui! Todos os comentários são moderados para que sempre receba uma resposta e também para evitar inconveniências :)