Resenha: Finale

Finale, Becca Fitzpatrick
Hush Hush #4
★★
Sinopse: Nora e Patch pensavam que seus problemas tinham ficado para trás. Hank estava morto, e seu desejo de vingança não precisava ser levado adiante. Na ausência do Mão Negra, porém, Nora foi forçada a se tornar líder do exército nefilim, e era seu dever terminar o que o pai começara — o que, essencialmente, significava destruir a raça dos anjos caídos. Destruir Patch. Nora nunca deixaria isso acontecer, então ela e Patch bolam um plano: os dois farão com que todo mundo acredite que não estão mais juntos, manipulando, dessa forma, seus respectivos grupos. Nora pretende convencer os nefilins de que a luta contra os anjos caídos é um erro, e Patch tentará descobrir tudo o que puder sobre o lado oposto. O objetivo deles é encerrar a guerra antes mesmo que ela venha a eclodir. Mas até mesmo os melhores planos podem dar errado. Quando as linhas do combate são finalmente traçadas, Nora e Patch precisam encarar suas diferenças ancestrais e decidir entre ignorá-las ou deixá-las destruir o amor pelo qual sempre lutaram. (Fonte)
Leia a resenha do: primeiro volume, segundo volume e terceiro volume.
Infelizmente, é possível que você encontre alguns spoilers nessa resenha! =(
Nunca estive tão desanimada em ler um livro como estive em relação a Finale. Gente, o nome do livro já diz todo o motivo do desânimo! É o último livro da série Hush Hush, e apesar de não ser uma das minhas favoritas, é impossível não se apegar ao Patch aos personagens. A vontade de ler o quarto volume veio quando a Intrínseca divulgou a carta de Patch para Nora (não leu? Leia aqui!).

Assim como diz a sinopse, Hank está morto e, devido a um juramento, Nora além de ser uma nefilim também é a líder do exército Nefilim, que anseia por uma luta (e uma vitória) contra os anjos caídos. Mas parece que os nefilins não estão muito contentes com a falta de punho da nova líder; Um novo personagem é apresentado a nós - Dante, o braço direito de Nora (antes, de Hank) - e é ele que está encarregado de treinar Nora para que ela seja uma nefilin durona. Se isso parece estar indo bem demais pra você, preciso te lembrar que a guerra de Nora afetará diretamente a Patch, que agora é seu inimigo - querendo ou não.

Nesse livro, todos os personagens ganham uma maior visibilidade e importância. Becca nos traz muitas revelações sobre muitos personagens - desde os mais conhecidos, como Vee, a desconhecidos, assim como a mãe de Marcie. Todos são bem construídos e, se você duvidou disso em algum livro anterior, a nossa querida autora corta a sua dúvida pela raíz.

Nora agora é, de longe, a garota que eu sempre esperei que ela fosse. Em Finale, o amadurecimento da personagem principal é tão grande que é quase palpável. Apesar da indecisão quanto à guerra, Nora tomou total controle da sua vida e luta com garras e dentes em busca do que deseja. E, gente, preciso dizer isso: Nora como nefilim é incrível! Finalmente, essa garota conseguiu me conquistar de vez. Nosso Patch (ahhh, Patch!!! *suspiros*) continua Patch. Nosso boy magia continua pura sedução e, não o vejo mais como apenas namorado de Nora ou o cara dos meus sonhos, consegui enxergá-lo mais além.

“-Você veste essas roupas para impressionar. - Falei, em tom de aprovação.
- Não, Anjo. - Ele se inclinou e mordeu de leve minha orelha. - Eu tiro a roupa para impressionar.”

Outros personagens também precisam ser citados: Vee está imbatível nesse último volume! Cá entre nós, ela sempre foi demais, mas consegiu se superar; Scott... Ah, Scott! Não gostei dele em sua primeira aparição, mas ele foi me ganhando aos poucos e teve meu coração em suas mãos nesse livro; Marcie: bitch (é tudo que tenho a dizer); Dante: você me deixa sem palavras (se é com um sentido bom ou mau, me nego a falar!).

A trama foi muito bem desenvolvida, devo dizer. Conseguimos ver detalhes que apareceram nos livros anteriores sendo aplicados nesse volume. O desenvolvimento esteve impecável até a última linha - apesar de eu achar que os nefilins e os anjos caídos enrolaram muito pra cair na briga, cof cof. Não há tempo de se entediar durante a leitura de Finale, Becca está sempre nos fornecendo novas informações, descobertas, muitas cenas de ação e até romancezinho. E o fim... Não vou nem comentar sobre o fim porque meu psicológico está abalado até agora.

Deixo uma super recomendação a saga Hush Hush. A autora vai aprimorando a história ao passar de cada livro, e não deixa o último volume nos decepcionar!

Bianca

4 comentários:

  1. Sempre tive vontade de ler essa serie.... Ela parece ser otima. O que me falta é oportunidade ne?!
    Rsrsrssr, eu adorei a sua resenha, e o seu blog ^^ ja estou seguindo

    Bjos,
    http://misturandoasmentes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ficar bem curiosa com as resenhas que vejo da série, ela ainda não me atraiu. Já li três livros que têm os anjos como tema central e é sempre a mesma coisa, não muda... E pelo que vejo na série Hush, Hush, é basicamente o que vi nos outros livros.

    Gostei da resenha e quem sabe quando eu estiver com a mente mais aberta para os anjos isso não mude, né? :)

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  3. Lendo esta resenha me fez ficar com mais vontade aidna de terminar de ler a série! Ainda não tive tempo de ler o ultimo volume e estou com saudades do nosso querido Patch, rs.
    Ótima resenha Bianca!
    Beijocas ;*

    ResponderExcluir
  4. Ah..
    Minha vontade de ler a saga depois da sua resenha aumentou ainda mais! Tenho que diminuir a lista de espera rapidinho, rs!

    Beijos
    e uma linda semana
    luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Ficamos feliz em vê-lo por aqui! Todos os comentários são moderados para que sempre receba uma resposta e também para evitar inconveniências :)