Resenha: O Filho de Netuno

O Filho de Netuno, Rick Riordan
Os Heróis do Olimpo #3
★★★★
Sinopse: Em O Filho de Netuno, Percy está confuso após acordar de um longo sono e não sabe muito mais que o próprio nome. Mesmo quando a loba Lupa lhe conta que ele é um semideus sua, mente continua nebulosa. De alguma forma, Percy consegue chegar a um acampamento de meios-sangues, mas surpreendentemente o lugar não o ajuda a recobrar qualquer lembrança. A única coisa que consegue recordar é outro nome: Annabeth. (Fonte)
Leia a resenha do primeiro volume da série.
Deixa eu contar para vocês que quando eu sinto saudade do Percy, eu corro para ler O Filho de Netuno pela milésima vez seguida. Conhecemos Percy em O Ladrão de Raios, mas temos um segundo encontro em O Filho de Netuno. É como se eu passasse a conhecê-lo novamente e, preciso dizer, não me canso de conhecê-lo.

Nesse volume, Percy volta - porém, coitadinho, sem nenhum tico da memória. A única coisa que consegue se lembrar claramente é Annabeth. Fugindo e matando (sabe-se lá quantas vezes) as górgonas, sem rumo, Percy acaba por encontrar a entrada do Acampamento Júpiter, um acampamento romano e ali é recebido.

"Percy detestava testes. Desde que perdera a memória, sua vida toda era um grande 'preencha as lacunas'. Ele era ______, de ______. Sentia-se ______, e se algum monstro o pegasse, ele estaria ______.

Então pensou em Annabeth, a única parte de sua antiga vida da qual ele tinha certeza. Precisava encontrá-la." - pg., 21.
Me deparei novamente com a narração em terceira pessoa. Em certos livros, fica mais conveniente quando a narração é em terceira pessoa, confesso, mas parece que me acostumei tanto com os pensamentos babacas do Percy que soa errado saber de suas aventuras em outro ponto de vista, digamos assim. Ainda assim, não é nada que possa estragar a leitura completamente - qual é, foi escrito pelo Rick Riordan! Tem como ficar ruim?

Dessa vez, já iniciei mais aberta e receptiva aos novos personagens (lembra do quanto torci o nariz pro Jason, Piper e Leo em O Herói Perdido?) e gostei deles. São uma leva de personagens novos - Hazel, Frank, Reyna, Octavian e cia -  que Rick nos apresenta, cada um com sua própria história e conflito. Como sempre, são personagens super bem construídos e é fácil se apegar a eles (sem contar o Jason, é claro, ainda não aprendi a gostar dele!). Com esse novo pessoal apresentado, a trama começa a tomar forma e ser moldada de verdade - ao menos, no nosso ponto de vista.

Como sempre, o desenvolvimento é impecável. Sem nenhuma brecha ou falha. Rick não nos dá informações desnecessárias ou inúteis - eu tenho certeza que até um mínimo detalhe, fará sentido quando chegar a sua vez. A aventura da vez me tirou o fôlego, como em todos os outros livros. E o fim... Ah! O fim!! Sem nenhum comentário, só digo que é algo que eu esperei para valer <3

Não sei nem o que falar mais. Sinto que se eu falar mais, só vou estar puxando mais saco do autor, hahaha.

Vocês vão ter que perdoar a demora e, consequentemente, a demora de posts. Sinto como se nem tivesse mais tempo para dedicar ao blog e outras coisinhas :( Mas, relaxem, para a leitura a gente sempre arruma um tempinho, hehe.

Bianca

9 comentários:

  1. Oi Bianca, tudo bem?
    Eu estou louca pra ler esse livro. Ganhei de presente de aniversário mas estou prorrogando a leitura pra ficar mais próximo do lançamento de A marca de Atena. Acredito que vou ficar louca assim que terminar de lê, por isso to demorando um pouco.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de ler esse livro. Parece ser muito bom e a forma como você falou tão bem do livro fez eu me interessar ainda mais por ele. :)

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito da série do Percy Jackson, então tenho muuuita vontade de conhecer esta. Ótima resenha.
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
  4. EU TÔ TÃO EMPOLGADA COM PJO, que olha...
    Estou lendo o último da série "Percy Jackson & Os Olimpianos" e estou tão animada *-----* Não vejo a hora de terminar pra começar "Os Heróis do Olimpo"!

    =*

    ResponderExcluir
  5. Sou um e.t. Ainda não li a saga de Percy. Confesso que já tive mais vontade de ler; mas vou ver se o recoloco na minha lista de leitura (:

    OBS.: estava com saudades!

    Beijos
    luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser bom!

    To seguindo, segue tbm!
    www.garotadeestilo.tk

    ResponderExcluir
  7. Hey Bianquinha,
    Te indiquei para um selo lá no blog.
    http://fanficsmemoraveis.blogspot.com.br/2013/03/1-selo-do-blog-leia-sempre.html
    Bjão!!

    ResponderExcluir
  8. ZEUS SALVE RICK RIORDAN O MESTRE DOS MESTRES! <3
    Depois que eu terminei de ler Percy Jackson e os Olimpianos, fiquei super desconfiada quando li a sinopse de O herói perdido e perceber que tinham personagens novos, uma nova profecia! Eu pensei ''Mas já teve cinco livros de guerra e luta e quando tudo tá bem, vem uma nova profecia acabar com tudo?''

    Porém, é impossível de explicar o quanto eu estava errada. Eu AMO Os heróis do olimpo, acho infinitivamente melhor do que os cinco livros de Percy Jackson e os Olimpianos. Não melhor num sentido de superioridade, mas melhor no sentido de impressionar mais. Quando você acha que nada consegue superar os cinco primeiros livros, vem o final de O herói perdido e acaba com tudo! Mesmo adorando a Piper, o Jason e o Leo desde do começo, confesso que fiquei meio agoniada lendo o livro, pois não via a hora do Percy aparecer! No entanto, o final faz cada página valer a pena! VIVA O ACAMPAMENTO JÚPITER!

    Quanto ao O Filho de Netuno, é o meu livro favorito de todos das duas séries até agora! VIVA O FRANK E A HAZEL, LINDOS! VIVA O PERCY FOFO PENSANDO NA ANNABETH! E naquela parte que ele olha os semideuses adultos que vivem no Acampamento Júpiter e imagina criar uma família com a Annabeth e viver lá também? Sem comentários!

    Sinto que A Marca de Atena vai acabar com meu coração e tirar o posto de O Filho de Netuno de melhor livro! Ah Rick, tem dó de mim!

    ResponderExcluir
  9. To looooooooooooouca pra ler o próximo. *-*

    ResponderExcluir

Ficamos feliz em vê-lo por aqui! Todos os comentários são moderados para que sempre receba uma resposta e também para evitar inconveniências :)