Resenha: Como Eu Era Antes de Você

Como eu era antes de você, Jojo Moyes

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento.O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.(fonte)
Não vou me prender na história em si, leiam a sinopse.
Sabe aquele tipo de livro que você o pega sem nenhuma expectativa, sem certeza de nada, pois não leu a sinopse e depois quando vai lendo vai se surpreendendo, se emocionando e quando termina, passa alguns dias e ainda fica extasiado pelo o que leu e surge aquela sensação que não vai encontrar outro livro bom? Pois bem, esse é o livro!

Louisa Clark, é aquela personagem super excêntrica, foge do padrão de personagens que estamos acostumados com suas roupas inusitadas e com sua tamanha teimosia, no sentido bom, claro. No começo você pensa que devido as rabugices de Will ela vai desistir facilmente, mas não, ela acaba surpreendendo aos leitores e aos personagens do livro. Seu namorado, Patrick, é aquele cara que só pensa nele e em correr, uma vez que é um triatleta, super chato e mesquinho e que me irritou em suas poucas aparições.

A família de Louisa é super engraçada e com os seus problemas, que toda família passa ou já passou, é bem aquela coisa de "A Grande Família", bem animada, ao contrário da familia de Will, super conservadora e por mais que haja todo um amor pelo Will, o relacionamento entre eles é bastante frio. Então, imagina como foi a chega de Louisa todo falante com seu amor a sua meia de abelhinha! Super impactante, para ambos.
(...) Sentei com cuidado no seu colo e coloquei os braços no pescoço dele para me firmar. Ele olhou bem nos meus olhos um instante, como se pensasse se podia recusar o convite. Depois, surpreendentemente, conduziu a cadeira para a pista e começou a dar pequenas voltas sob as luzes faiscantes dos globos de luz. Fiquei, ao mesmo tempo, muito insegura e meio histérica.

Will me deixou pouco incomodada no começo, mas quando você vai entendo seus motivos, fica irrelevante. Ele possui uma relação super legal com seu enfermeiro, Natan, que ajuda bastante Lou, assim como sua irmã solteira, para tentar mostrar para Will um outro lado da vida. A relação de Will e Lou vai crescendo aos poucos, ele a incentiva a várias coisas, tornando-se assim uma relação mútua e é algo tão sincero que é inevitável um sorriso bobo no rosto e chorar acompanhado tudo.

A lição final é linda e tocante, mas nem por isso me faz sofrer menos. Odiei Will, odiei Lou, amei os dois, odiei de novo e amei outra vez. Jojo Moyes nos apresenta uma história dramática, mas cheia de bons momentos; complexa, triste, feliz, repleta de surpresas, mas também de coisas já esperadas. É uma história, principalmente, sobre autodescoberta e amadurecimento; sobre duas vidas que se cruzam de forma inesperada. Acho que diante da minha tamanha empolgação para com o livro nem preciso dizer que recomendo. Tá esperando o quê?

Unknown

Um comentário:

  1. Minha irmã leu este livro e me disse que eu deveria ler pois é muito bom. Agora vendo a sua resenha já anotei aqui nas minhas próximas aquisições.

    Parabéns pelo blog, adorei conhecer. Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.

    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Ficamos feliz em vê-lo por aqui! Todos os comentários são moderados para que sempre receba uma resposta e também para evitar inconveniências :)