Resenha: Se Eu Ficar (If I Stay)


Se Eu Ficar é um livro que... Ah. Tanto para dizer desse livro. Antes mesmo do lance da adaptação cinematográfica, eu já estava de olho nesse livro para ler. Ainda mais quando uma amiga me indicou como sendo um dos seus favoritos. Mas continuei enrolando. Quando finalmente saiu o trailer, eu resolvi assistir e não esperava que me arrancasse lágrimas. Pois arrancou. E continua arrancando todas as vezes que revejo, principalmente depois que o li. O trailer estará no final do post!

Mesmo que na capa faça uma referência a Crepúsculo, apaga isso da sua mente, finge que não leu porque não tem nada a ver. Nadica de nada. Mia é humana e tem uma paixão gigante pela música. A família da Mia também só tem humanos. O namorado da Mia é bem humano (e super rock star, devo dizer). A melhor amiga dela também não tem nada de sobrenatural. O que temos de sobrenatural é quando... Espera. Deixa eu explicar direito.

É o seguinte: Mia é uma querida, o que já era de se esperar, já que seus pais são divertidíssimos e são muito queridos, assim como seu irmãozinho mais novo. Em um dia de nevasca, as aulas de Mia e seu irmão no colégio são suspensas, e seus pais tiram folga de seus respectivos trabalhos para curtirem um dia de neve em um passeio de família. Ninguém esperava que um acidente na estrada aconteceria, mas aconteceu. Mia é pega de surpresa quando encontra seus pais estirados no chão já sem respiração ou esperança, também vê seu irmãozinho em uma situação gravíssima e, por último e não menos importante, vê a si mesma estirada no chão.



Mia está entre a vida e a morte. Ela acompanha a si mesma até o hospital, assiste sua cirurgia e seus familiares chegarem ao seu encontro. Seus pais estão mortos e seu irmão, em um outro hospital, em seu último fio de vida. A personagem precisa se decidir se fica ou se vai. Literalmente. Ninguém consegue a ver, a sentir ou a ouvir. Então, a decisão está por ela, se ela acompanha seus pais ou se luta para sobreviver numa vida sem eles.

Tendo que decidir sozinha, ela tenta buscar forças em seus familiares, acompanhando-os de pertinho. Seus avós estão sempre presentes e são partes importantes da história. Não imaginávamos que reagiriam da forma como reagiram e, de seu avô, temos uma das cenas mais tristes e tocantes do livro inteiro. Sua melhor amiga também não fica para trás, nos é apresentada a história da amizade entre elas e o quão forte é e a diferença que faz na vida (ou não vida) de Mia.

Adam merece um parágrafo só para ele. O garoto é um rock star, vocalista da Shouting Stars. Mia nunca entendeu porque é que ele se interessou nela, mas conseguimos ver o motivo antes mesmo dele explicá-lo. É um cara definitivamente incrível. E o relacionamento deles é tão... crível. Poderia existir, definitivamente - mal posso esperar para vê-los no cinema, juro! -, sem contar que ele é capaz de fazer tudo por ela. Até deixá-la ir, se ela ficar. Adam é dono do diálogo mais mais mais não sei nem que palavra usar, porque é ele que desenvolve o ponto alto, o clímax, o "pega na mão de Deus e continua a leitura", do livro.

O desenvolvimento do livro é impecável mesmo que não seja composto de muitas páginas. O enredo que nos é apresentado é super simples e tem uma pegada bem melancólica. Os feels te pegam de jeito. E tudo isso junto faz de Se Eu Ficar um livro inesquecível.

Se Eu Ficar é um livro lindo. De verdade. É curtinho mas ocupa todo seu coração durante a leitura. É triste, também... Mas tem algumas tristezas que são bonitas. E esse tipo de tristeza está presente em Se Eu Ficar. Me peguei chorando tantas vezes e não consegui desgrudar do livro antes de terminá-lo. É meio que difícil de explicar o que senti ou o que trouxe comigo do livro porque faltam as palavras quando algo é tão bom quanto Se Eu Ficar foi. Eu poderia reler mil vezes e nunca me cansaria. Traz muito o que refletir e pensar sobre... E não precisa nem estar morrendo para se sentir no lugar da Mia ou pegar a indecisão dela para si.

Se Eu Ficar, Gayle Forman
If I Stay #1 

Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. (No Skoob)



Bianca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos feliz em vê-lo por aqui! Todos os comentários são moderados para que sempre receba uma resposta e também para evitar inconveniências :)