Resenha: Antes que eu vá

Título: Antes que eu vá
Autor: Lauren Oliver
Sinopse: Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder. ... Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as conseqüências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.
Juro que já comecei essa resenha três vezes e apaguei três vezes... Não consigo embromar um início da resenha pra dizer o quão incrível esse livro é. Se tornou um dos meus prediletos e estou com vontade de comprar um exemplar pra chamar de meu e reler sempre que me der na telha. Não farei um resumo, pois se torna desnecessário diante a sinopse.


Confissões que tenho a fazer: Confesso que a idéia de reviver o mesmo dia sete vezes me pareceu cansativa, mas muito pelo contrário: foi um dos pontos altos do livro; E confesso também que choro raramente lendo, ou assistindo algo... me lembro de ter chorado apenas no último volume de Jogos Vorazes, mas esse livro me arrancou lágrimas (e olha que eu sou realmente insensível o suficiente para não chorar!); Esse livro superou todas as expectativas que eu tinha pra ele, e garanto que quando crio expectativas, é pra valer!

Meu nariz torceu um pouquinho para Sam no começo pela forma que ela tratava a irmã, os pais e tudo alheio a ela. Mas eu senti uma ligação com o livro de uma forma que conforme Sam ia tomando conta do que aconteceu, ia progredindo, crescendo, me senti crescer junto com ela. Sam teve minha total compreensão durante todo o livro. Várias vezes eu me peguei aflita por perceber que não tinha como ela salvar as coisas que estavam a um fio de serem perdidas, incluindo a sua vida, a vida de outras pessoas e ainda o seu romance.

Não há um final feliz, na verdade, mas foi um fim suficiente ao livro onde as pontas foram amarradas; Quero dizer, mais especificamente, Sam encontrar "paz" no fim ao invés de ter seu "final feliz", foi o suficiente. A história é bem real por mostrar que há feridas que nós mesmos criamos em outras pessoas, ou feridas que essas pessoas carregam consigo que não podem ser curadas, que não podemos curá-las. Depois de ler esse livro, mesmo que soe completamente clichê, (meu Deus, estou a ponto de dizer algo que faz eu me sentir a rainha do clichê dos clichês!), você concordaria em dizer que há tantas e tantas coisas que não sabemos por trás de palavras, atos e das próprias pessoas...

Super recomendo! Minha avaliação pra esse livro é, com certeza, 5 (de 5). A narração é ótima, a forma em que Lauren Oliver expõe os acontecimentos, os sentimentos e constrói os personagens é incomparável! 
Agradeço a quem está acompanhando o blog e comenta, e também a quem acompanha e não comenta (indiretíssima para a Wanessa). E para quem ainda não viu, criei uma página de links com os blogs que costumo acompanhar e, nessa mesma página, já se encontra o meu banner de link-me.

Beijos, e pra variar, me encontrem no Skoob e no Tumblr.

Bianca

8 comentários:

  1. Quando fui pescar com minha família, vi uma mulher lendo esse livro e achei super legal, porque quase nunca vejo os livros famosos pela blogosfera nas mãos de alguém na rua. UAHUAUUAHHUAUHA A ideia de reviver sete dias também me pareceu cansativa, mas se mudou a sua ideia pode com certeza fazer isso comigo também. Mil beijos.

    Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  2. Eu ri com "indireta pra Wanessa". Tenho que fazer um post no meu blog e colocar isso, só que com "indireta para Lary e Bianca". Elas merecem, não é mesmo? Ha. Que gracinha, você faz resenhas agora! E, oh, adorei o seu banner, não tenho a capacidade de fazer coisas bonitas assim D: Vou colocar no meu blog (: Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oii :D
    Boa noite!
    Nossa eu quero muito ler este livro também, a sinopse me pareceu suuper 10!


    An, tem resenha nova lá no meu blog =D
    toda-leitura.zip.net

    ResponderExcluir
  4. Oii Bianca!
    De nada, e muito obrigada :D

    AAA fico feliz que minha resenha tenha te dado vontade de ler o livro, é realmente muito bom mesmo!!! ;D

    De nada heheh



    Ahh! Você faz parcerias?


    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Bianca!
    Puxaa, muito obrigada mesmo! Fiquei muito feliz! Em toda minha vida blogueira (não só neste blog, como em outros também) acho que é a primeira vez que sou linkada assim, sem ser necessariamente troca de links *-*
    Obrigada mesmo!!

    Coloquei seu banner como o primeiro da lista ;D

    Obrigada mesmo!!


    toda-leitura.zip.net

    ResponderExcluir
  6. Oii!
    Quanto amor, como assim? asopkapo

    aa de nada :D aa mas no meu blog será :D

    de nadaa, obrigada você também =D


    toda-leitura.zip.net

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita vontade de ler esse livro, todos falam tão beeem! *-*

    Beijinhos,
    May ;*
    http://tagarelando.net/ ^^

    ResponderExcluir
  8. Vou começar a ler esse livro assim que terminar de ler o segundo livro da série instrumentos mortais. E fala para ingrata da Juliana que eu comento sim, só que não em todo post, pois eu ainda estou começando a me ligar nesse mundo de leitura.

    P.S: Adorei o blog, agora você tem uma leitora diariamente no seu blog.

    bjs *--*

    ResponderExcluir

Ficamos feliz em vê-lo por aqui! Todos os comentários são moderados para que sempre receba uma resposta e também para evitar inconveniências :)