Resenha: Um Lugar para Ficar

Um Lugar para Ficar, Deb Caletti
★★★
Sinopse: O relacionamento de Clara com Christian é intenso desde o começo e diferente de tudo o que ela já havia experimentado. No entanto, o que começa como um grande afeto rapidamente se transforma em obsessão, e já é muito tarde quando Clara percebe que as coisas foram longe demais e que Christian está disposto a fazer de tudo para ficar ao seu lado. Então, Clara parte da cidade e Christian fica para trás. Ninguém sabe onde ela está, mas, mesmo assim, Clara ainda luta para se livrar do medo. Ela sabe que Christian não vai permitir que ela suma tão facilmente. Não importa para onde ela vá, nunca será longe o bastante. (Fonte)


O livro é narrado por Clara, em primeira pessoa, que conta toda a sua história de fuga, que sempre esteve guardado em seu íntimo, mas também traz o encontro da personagem com si mesma. Alternando os capítulos em presente e passado, Clara conta o decorrer de sua vida desde o encontro com Christian. Eles se encontraram num jogo de basquete e desde então, não se largaram. Começaram a namorar e se apaixonar um pelo o outro, intensamente. Só que Christian não só a ama intensamente, mas como também é controlador e obsessivo de modo intenso. Clara vê o quão doente é essa paixão, quando percebe que passa a mentir para o namorado por coisas bobas, como por exemplo: estar com o pai mas dizer ao namorado que esteve dormindo a tarde toda. Mas as coisas fogem mais ainda do controle quando Clara tenta terminar o namoro, e sua única saída é fugir. Fugir de Christian, que perde a sanidade mental de uma vez por todas.

Narrando o livro, Clara trata o leitor como um velho amigo, com direito à comentários adicionais no rodapé da página. A história é bem contada e você consegue entender o que a autora quer chegar com aquilo. O desenvolvimento é bem fluido, não há nada que seja desnecessário e que a Deb não vá amarrar no fim. Os personagens são super bem construídos, não só a personagem, mas também o pai, Christian, e àqueles que vão aparecendo com o narrar da história.

O desenvolvimento pessoal e íntimo da personagem é evidente, algo que Deb Caletti soube encaixar bem na trama. Falando em trama, não temos apenas o drama da personagem com o ex-namorado, mas também temos conflitos familiares e pessoais. Você acaba aprendendo junto com a Clara. Se eu já sou desconfiada até o último fio do cabelo, depois de ler esse livro a situação se agravou. – O leitor acaba sendo afetado pela  “lição” que Clara leva na cara, e não só em relação à namorados não!

O livro é cheio de reflexões, a maioria vinda do pai de Clara, que é um escritor e fazem total sentido, mas também vindas de Clara. Fica aqui um dos pensamentos da personagem que mais me intrigou, logo no começo do livro:
“Eu me senti um pouco enjoada e um pouco orgulhosa. Aquilo tinha um certo significado, embora eu não soubesse qual. Tinha que haver um, a gente não atravessa uma distância perigosa sobre a Desilusão sem que isso signifique alguma coisa.” (Pg. 13)

Bianca

2 comentários:

  1. Com a sua resenha, eu estou l o u c a pra ler esse livro. Parece muito interessante, mesmo. E eu amo esses livros que te enfiam a verdade goela a baio quer você queria quer não, que te metem a mão na cara. Sei lá. Você aprende.
    Beijos.
    Amor, Ana.

    http://quemprecisaviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tenho acompanhado sempre que posso seu blog lindo, só que as vezes nem dá tempo pra comentar, então, cá estou eu para marcar presença :)
    Amei sua resenha! Tava com vontade de ler esse livro só pelo que as pessoas falavam e tals... mas agora, você me deixou curiosa!
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Ficamos feliz em vê-lo por aqui! Todos os comentários são moderados para que sempre receba uma resposta e também para evitar inconveniências :)